Contrato de concessão do Frohsinn é assinado

A concessionária deverá reabrir o espaço até dezembro de 2019.

Em questão de tempo, o Frohsinn, um dos locais mais emblemáticos da cidade de Blumenau, voltará a funcionar e atender o público. O passo inicial para a sua reabertura foi dado nesta quinta-feira, dia 22, com a assinatura do contrato de concessão do espaço, realizada durante reunião entre o prefeito Mário Hildebrandt e os representantes da empresa concessionária, que administra o Restaurante Indaiá, em Itapema, e o Indaiá Eventos, em Florianópolis.

Na ocasião, o prefeito destacou o carinho que os blumenauenses têm pelo local e a sua importância como espaço de eventos, lazer e turismo. "Concretizamos o sonho de devolvermos à cidade um patrimônio que é seu. Em 2019, já teremos o Frohsinn aberto e aquela bonita vista da cidade à disposição da nossa Blumenau. Desejo que o Frohsinn volte a brilhar, como nunca deveria ter deixado de ser", disse Mário.

A concessão remunerada de uso do imóvel prevê a sua operacionalização como restaurante e espaço para eventos. “A partir do contrato assinado, a empresa começa a dar andamento na definição do projeto de reforma e ampliação do espaço, assim como tratar de toda a parte burocrática para reabrir o Frohsinn, com suporte da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e da Faema, para dar celeridade ao processo”, afirmou o secretário de Turismo e Lazer, Ricardo Stodieck.

A concessionária deverá reabri-lo até dezembro de 2019 e poderá explorá-lo por um prazo máximo de 25 anos mediante o pagamento de um aluguel mensal de R$ 12 mil. A empresa poderá abater do valor total de outorga o montante aplicado nas obras previstas no edital de licitação: reforma das instalações existentes, ampliação do imóvel e pavimentação da Rua Gertrud Sierich, o Morro do Aipim.

Quando entrar em operação, o Frohsinn funcionará no mínimo seis noites por semana no jantar, e todos os sábados, domingos e feriados no almoço. A empresa também ficará responsável pela manutenção do mirante, permitindo o acesso público e gratuito ao espaço.

Histórico
O restaurante começou a ser erguido em 1968, sendo inaugurado em 14 de agosto de 1969, com o nome de Frohsinn, que significa "estado de alegria". Tornou-se um local ideal para visualizar as belas paisagens da cidade e a gastronomia típica alemã, com pratos tradicionais como o Hackapetter, o Eisbein e o marreco recheado.

Retomado pela administração municipal em 2012, por falta de cumprimento de itens da concessão remunerada anterior, o Frohsinn foi atingido, em agosto de 2014, por um incêndio que comprometeu mais de 50% de sua estrutura. As obras para reconstrução começaram em junho de 2015.

No decorrer de 2016, a empresa responsável pela obra decretou falência e os serviços foram interrompidos. Contudo, em agosto de 2016, a Prefeitura, via dispensa de licitação, contratou nova empresa para finalizar os trabalhos, cumprindo com a reconstrução da parte estrutural destruída pelo fogo.

Por: Felipe Elias
Foto: Michele Lamin
Contrato de concessão do Frohsinn é assinado Contrato de concessão do Frohsinn é assinado Reviewed by Curta Blumenau on novembro 22, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.