Dois tornados atingem Santa Catarina, confirma Defesa Civil
Dois tornados ocorreram em Santa Catarina nesta sexta-feira (14). A confirmação foi feita pela equipe do monitoramento meteorológico da Defesa Civil do Estado na madrugada deste sábado (15), e publicada no site oficial do órgão.
Os tornados ocorreram nas cidades de Água Doce, no Meio-Oeste, e Irineópolis, no Planalto Norte. Em municípios como Tangará, Ibicaré, Vargem Bonita e Catanduvas, os ventos fortes também causaram destelhamentos e destruições.
Em Água Doce, um vídeo feito durante a tarde mostra que o dia virou noite (confira abaixo). Ao menos 700 casas ficaram destelhadas e outras 25 foram totalmente destruídas. Mais de 700 pessoas ficaram desalojadas ou desabrigadas e 11 tiveram ferimentos, sendo duas de forma mais grave. Não há informação sobre o estado de saúde delas.
Em Catanduvas, o fenômeno atingiu 235 imóveis, enquanto em Ibicaré duas igrejas e dois pavilhões públicos registraram danos.
Outra situação grave ocorreu em Tangará, onde a Defesa Civil estima que 90% dos imóveis da cidade tenham sido afetados. Um vídeo feito na cidade minutos após a tempestade mostra que a força do vento não apenas destruiu imóveis, como fez com que caminhões tombassem às margens da rodovia.
No total, conforme a Defesa Civil, 16 pessoas ficaram feridas. Não há registro de mortes causadas pelos tornados. Outras 945 estão desalojadas ou desabrigadas, e cerca de 4,2 mil foram diretamente afetados pelo fenômeno. Ao menos 40 imóveis públicos também sofreram danos.
Defesa Civil confirma dois tornados
O que disse o governo do Estado sobre o fenômeno desta sexta-feira (14):
O monitoramento meteorológico da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) confirmou o registro de tornados nos municípios de Água Doce e Irineópolis, vale destacar que a distância entre as cidades é de 100 km. O deslocamento da supercélula, com características tornádicas, foi registrado pelo radar meteorológico Oeste entre às 15h30min e 15h35min sobre o município de Água Doce.
Por:Augusto Ittner / NSC Total
Nenhum comentário: