Arte blumenauense percorre Santa Catarina
A arte blumenauense é levada para exposições em outros centros catarinenses. É o caso de Maria Salette Engels Werling, radicada em Blumenau há mais de 20 anos, que, à convite do curador Edson Busch Machado, levará as obras autorais para o público das cidades de Joinville e São Joaquim.
No Instituto Juarez Machado, a exposição “Inquietações” poderá ser visitada até o dia 27 de fevereiro. Já a exposição “Memórias Afetivas” abrirá no dia 20 de fevereiro na Galeria de Arte Villa Francioni, em São Joaquim, em comemoração aos 15 anos de produção dos vinhos da empresa. A exposição conta com 20 obras em acrílico sobre tela, produzidas no atelier da artista em Blumenau.
Sobre os trabalhos de Maria Salette, Edson comenta: “A artista subverte a topografia criando novas e requintadas paisagens. Transfigura a linha do horizonte e revitaliza os códigos cromáticos em desdobramentos cenográficos... agrega à poesia latente da memória, um contundente manifesto de substrato social, ruralista, revolucionário e libertário”.
A artista diz que em “Memórias Afetivas” quer evidenciar a relevância da natureza em seus pensamentos, sentimentos e criações. “As cores e formas das colinas, rios, vegetação e as interferências humanas na natureza com caminhos e plantações me proporcionam infinitas leituras que se mostram nas obras com cores e formas transpostas para além da realidade visual, buscando proporcionar um sereno e reflexivo diálogo com o espectador em diversas possibilidades de interpretação”.
Serviço:
Exposição: “Memórias Afetivas”
Local: Galeria de Arte Villa Francioni (Rodovia SC 114 – Km 300, São Joaquim)
20 de fevereiro até 26 de abril
Exposição: “Inquietações”
Local: Instituto Juarez Machado
Visitação: até 27 de fevereiro
Nenhum comentário: