Memória Digital: Fritz Müller
O príncipe dos observadores dedicou boa parte de sua vida ao conhecimento.
O imigrante alemão nascido em 31 de março de 1821, na Alemanha, viveu 45 anos na sua nova terra até seu falecimento em 1897, aos 75 anos.
Fritz Müller é conhecido por sua correspondência com Charles Darwin, durante 17 anos, até a morte do autor da teoria da evolução, em 1882. Esse intercâmbio teve início com o livro “Für Darwin”, o primeiro a reunir provas factuais da teoria evolutiva, publicado em 1864.
Além dessa obra publicou artigos de impacto em botânica, zoologia dos invertebrados e ecologia. Foram cerca de 260 artigos sobre a fauna e a flora de Santa Catarina.
Sua vida funde-se com a história da ciência brasileira. Na imagem, vemos um dos desenhos de estudo feito por Fritz Müller.
(Fonte: Secretaria Municipal de Cultura de Blumenau / Arquivo Histórico José Ferreira da Silva / Fritz Müller Príncipe dos Observadores Fürst der Beobachter, organização Instituto Martius-Staden CG 920 / Acervo iconográfico: Fundo Memória da Cidade – Privado – Famílias – M – Muller – Fritz Muller - Diversos-cla: 2.MM13.1.9.2.1c)
Nenhum comentário: