Memória Digital: Casa Flamingo - Blumenau / SC
Tudo começou nos anos 1920 com um casal de imigrantes alemães que viviam como caseiros em uma chácara. Com a grama seca das roçadas, começaram a confeccionar colchões.
Os produtos levaram Emil Rossmark ao trabalho de marcenaria e estofaria, e daí para a uma fábrica de móveis própria: a Fábrica de Móveis Rossmark.
A fábrica foi o degrau para a vocação comercial e para a inauguração de uma loja de armarinhos em geral, a Casa das Modas.
O tino empreendedor foi passado para o genro, Augustinho Schramm, que, com a parceria dos sócios Margarida Karbeck e Max Altenburg, fundou então, em 1950, a Casa Flamingo, que a partir dos anos 1960, com uma sede renovada, passou a se dedicar especialmente ao segmento de cama, mesa, banho e decoração.
Com o passar dos anos, a empresa e o número de filiais aumentaram. Com a marca renovada para Casa Flamingo, a empresa passou a contar com nove lojas em Santa Catarina; em Blumenau, Balneário Camboriú, Itajaí, Itapema, Joinville, Criciúma, Chapecó e Florianópolis, com duas lojas, além de loja on-line com vendas para todo o Brasil.
Hoje, uma nova geração segue o legado da família, tendo à frente dois dos filhos de Augustinho: Emílio e Roberto.
Na imagem, atendentes da Loja Flamingo na década de 1970. (Fonte: Secretaria Municipal de Cutura / Arquivo Histórico José Ferreira da Silva / Acervo iconográfico: Fundo Memória da Cidade – Comércio – Casas Comerciais – Casa Flamingo – sem classificação foto 02)
Nenhum comentário: