Memória Digital: Fritz Müller - 200 anos - Blumenau / SC
“... A mim me agrada a terra, a vida e com ânimo renovado encaro o futuro. Mas não é assim para todos os aqui chegados, alguns não se cansam de lamentar sobre a alimentação, sobre a moradia, estradas, tempo, pragas e assim por diante. A mim me leva a algumas características que cada um que vem ao mato como colono precisa para sentir-se feliz nessa vida tão diferente do modo europeu ao qual estivera acostumado. Antes de deixar a Europa, cada um deveria avaliar-se a si próprio se possui essas características, pois serão nelas a principal garantia da sua satisfação no novo mundo. A felicidade, aliás, cada qual a leva dentro de si para encontrá-la no lado externo...”
Este foi o relato do médico, cientista e pesquisador Dr. Fritz Müller, descrevendo os primeiros tempos na Colônia Blumenau ao amigo Wislicenus, residente na Alemanha.
Foi publicado no periódico alemão Allgemeine Auswanderungs - Zeitung Rudolstadt, no dia 6 de agosto de 1853. (Fonte: Freistaat Landersarchiv /Publicado no periódico alemão: Allgemeine Auswanderungs - Zeitung Rudolstadt, 6 de agosto de 1853, nº 91-Pesquisa de Brigitte Brandenburg - tradução Selma Rutzen)
Nenhum comentário: