CineArte exibe clássico da 1ª Guerra Mundial
O CineArte de segunda-feira, dia 1º de agosto, apresenta o filme francês “La Grande Illusion” (A Grande Ilusão). Produzido em 1937, o drama de guerra é baseado em fatos reais com a direção de Jean Renoir e roteiro dele e Charles Spaak. Trata-se de um dos maiores clássicos do cinema, citado com frequência em enciclopédias cinematográficas. A sessão começa às 19h30, no Auditório Carlos Jardim (Rua XV de Novembro, 161, Centro Histórico). A entrada é gratuita e a classificação etária é de 16 anos.
O filme conta a história de dois soldados franceses capturados pelas tropas alemãs na 1ª Guerra Mundial. O Capitão Boeldieu (Pierre Fresnay), antes um aristocrata, e o Tenente Marechal (Jean Gabin), que era um simples mecânico quando ainda civíl. Eles conhecem outros prisioneiros de diversas origens e fazem amizade com um companheiro chamado Rosenthal (Marcel Dalio). Após tentarem fugir por diversas vezes, eles são separados do novo amigo e enviados para uma fortaleza. É lá que Boeldieu faz amizade com um oficial alemão chamado Van Rauffenstein (Erich von Stroheim), também de origem aristocrática.
Saiba mais
Filme: “La Grande Illusion” (A Grande Ilusão)
Quando: segunda-feira, dia 1º de agosto, às 19h30
Local: Auditório Carlos Jardim (Rua XV de Novembro, 161, Centro Histórico)
Direção: Jean Renoir
Roteiro: Jean Renoir e Charles Spaak
Ano: 1937
Classificação etária: 16 anos
Entrada gratuita
Curiosidades
Sorte infeliz: A garotinha que interpretou Lotte não pode se ver em tela. Ela morreu de gripe algumas semanas após o lançamento do filme.
Cineasta perseguido: O ministro de Propaganda da Alemanha Joseph Goebbels queria que as cópias de A Grande Ilusão fossem as primeiras coisas apreendidas pelas tropas alemãs quando eles ocupassem a França. Ele se referia a Renoir como o "inimigo cineasta número um".
Veterano de guerra: O uniforme usado por Jean Gabin pertencia ao diretor Jean Renoir, que serviu à força aérea durante a 1ª Guerra Mundial.
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
Nenhum comentário: