Defesa Civil segue monitorando ocorrências em Blumenau
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Defesa Civil (Sedeci), segue monitorando a situação das condições climáticas e da possibilidade de deslizamentos de terra na cidade. A atuação de um sistema de baixa pressão na atmosfera mantém a condição instável. O acumulado médio diário de chuva previsto para quarta-feira, 10, varia entre 50 mm e 70 mm para o município.
Como o solo na região já está encharcado devido ao fim de semana chuvoso e considerando o volume de água previsto, o município alerta a importância de a população ficar de sobreaviso para eventuais ocorrências.
Ocorrências
Poucas ocorrências foram registradas desde o fim de semana, como a queda de uma árvore na Rua Polônio, no bairro Itoupava Seca, enquanto no bairro da Velha Central, um muro de um condomínio residencial na Rua Willy Theiss está sob risco e diante disso um dos blocos foi desocupado por recomendação da Defesa Civil. Na Rua Oscar Burger, no bairro Valparaíso, uma árvore que ficou inclinada sobre a fiação elétrica foi removida, garantindo assim a segurança aquela comunidade. Um deslizamento de terra de pequenas proporções também foi registrado na Rua Araras, no bairro Velha.
Além disso, a Defesa Civil monitora uma queda de barreira na Rua Willi Henkels, no bairro Velha Central. O local, que faz parte da Ligação Velha-Garcia, está sendo monitorado em conjunto pela Sedeci e pelas secretarias de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) e Trânsito e Transportes (SMTT) e, caso haja necessidade, a via poderá ser interditada para a passagem de veículos.
A Defesa Civil reforça a recomendação para que os moradores reavaliem a situação de suas calhas e bocas de lobo e que observem taludes e árvores de grande porte, suscetíveis a quedas e desmoronamentos. Todas as demandas podem ser encaminhadas pelo 199 ou 193.
Nenhum comentário: