MAB celebra grande noite de abertura da 4ª temporada
Mais uma noite para ver, sentir, pensar e falar sobre arte e o poder que ela tem. Assim resumiu a gerente do Museu de Arte de Blumenau (MAB), Mia Ávila, o significado da abertura da 4ª Temporada de Exposições na noite de quinta-feira, 8 de setembro. O público prestigiou a apresentação das salas, as explanações dos artistas e conferiu as homenagens preparadas para o evento. As exposições ficam abertas até 26 de outubro e podem ser visitadas de terça-feira a domingo das 10h às 16h. Visitas mediadas para grupos podem ser agendadas pelo telefone (47) 3381-6176. A entrada é gratuita.
A quarta temporada do ano chegou com o lançamento do “Indayal, uma vila em Blumenau: 1860 – 1934”, de autoria de Werner Neuert e Marco Antônio Struve, é um registro da história daquele que viria a ser município, no período compreendido desde a circulação dos povos pré-coloniais pela região até a sua emancipação político-administrativa de Blumenau, em 1934.
A boa musica, a curiosidade pelas obras expostas e a confraternização foram marcas da noite. “A arte tem sim essa força e poder de provocar reflexões e questionamentos, evidenciando que esse poder está nas mãos dos artistas e das obras que produzem”, comenta Mia Ávila. “Assim foi a reação do público presente.”
Atentos a tudo, os visitantes desta edição percorreram as salas expositivas, onde tiveram o primeiro contato com a mostra "Arte Ética em Itália", que com curadoria de Massimo Scaringella traz obras de 11 artistas italianos. O público percorreu a exposição "Archaeological Art Society", de Bernardete Merino e curadoria de Gleber Pieniz, e sentiu as emoções do trabalho de Beatriz Bona em “Senhora de seu próprio voo".
"Sem poupar coração", de Rondinelli Linhares foi outro ponto alto da estreia da temporada. E para manter o ótimo nível do evento, foi preparada uma homenagem aos 50 anos de arte do professor Reynaldo Pfau. “Tudo isso mostra que a arte não é superficial e pelo seu poder transformador deve estar intimamente vinculada à educação”, destaca Mia Ávila.
O secretário municipal de Cultura Rodrigo Ramos enfatizou a importância das parcerias que possibilitam as aberturas das temporadas de exposições do MAB e dos demais eventos da Secretaria de Cultura. “A partir dessa união de esforços é que poderemos estimular uma comunicação mais construtiva, ética e afetiva entre a arte e a sociedade”.
Saiba mais
4ª Temporada de Exposições no MAB
Visitas: até 26 de outubro, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176
Classificação indicativa de idade: Livre
Visitas mediadas: podem ser agendadas pelo telefone (47) 3381-6176
Entrada gratuita
Assessor de Comunicação / Foto: Sérgio Antonello
Nenhum comentário: