Independência do Brasil é celebrada com tradicional desfile cívico na Rua 15 de Novembro
A cidade de Blumenau se prepara para celebrar mais um dia 7 de setembro em comemoração à independência do Brasil. A data será marcada pelo tradicional desfile cívico na Rua 15 de novembro, no centro da cidade, a partir das 9h. Ao todo, desfilam 50 atrações, com aproximadamente 3 mil participantes. O cortejo tem saída da Rua Namy Deeke e segue até a Alameda Rio Branco.
O desfile é organizado pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação (Semed), e terá a participação de instituições de ensino, entidades, grupos da comunidade, corporações musicais do Programa de Bandas e Fanfarras e também do 23° Batalhão de Infantaria (23º BI).
“Nossos estudantes sempre se preparam muito para os desfiles, neste dia 7 de setembro não será diferente. É uma oportunidade para as corporações musicais das nossas escolas mostrarem todo seu talento para a comunidade. Além disso, nossas crianças e adolescentes são o futuro da cidade, é fundamental que estejam envolvidos nesta celebração cívica”, comentou o secretário de Educação, Alexandre Matias.
A Prefeitura de Blumenau reforça que, em caso de cancelamento do desfile, o mesmo será comunicado.
Trânsito
A partir das 21h desta quarta-feira, dia 6, o início da Rua Floriano Peixoto com a Rua 15 no Novembro fica isolado para a montagem do palco onde ocorre a narração do desfile cívico.
Na quinta-feira, dia 7, durante o feriado, a Rua 15 de Novembro ficará fechada, assim como ocorre na 'Rota do Lazer'. A interdição será feita a partir das 7h.
Além disso, as ruas Amadeu da Luz, Presidente Getúlio Vargas, Namy Deeke e Padre Roberto Landell de Moura estarão totalmente fechadas para trânsito a partir do mesmo horário.
A Alameda Rio Branco ficará fechada no trecho compreendido entre as ruas Sete de Setembro até a Rua 15 de Novembro. Já a Rua Sete de Setembro terá dois pontos com isolamento na pista no lado esquerdo. O primeiro próximo ao número 1.574, em frente ao prédio da Justiça Federal até a Rua Namy Deeke e o segundo na Alameda Rio Branco até próximo ao Super A, mercado da rede Angeloni.
Na Avenida Presidente Castelo Branco (Beira-Rio) o estreitamento será em frente ao Procon, na altura do número 1.243.
Foto: Marcelo Martins
1 – FÓRUM DOS MOVIMENTOS SOCIAIS Hoje, dia 7 de Setembro de 2023, assim como em outros anos, Blumenau realiza o Grito dos Excluídos que ocorre em todo o país. Neste momento, estão acontecendo manifestações do Grito dos Excluídos em mais de 1.400 cidades brasileiras, organizadas pelos diversos movimentos sociais. Em Blumenau centenas de homens, mulheres, jovens e crianças participam das atividades organizadas pelo Fórum dos Movimentos Sociais e Fórum dos Trabalhadores de Blumenau. É o grito dos empobrecidos, dos indefesos, dos pequenos, dos sem vez e sem voz; dos sem-terra, dos sem-teto, dos moradores em áreas precarizadas, dos povos indígenas, do movimento de mulheres, do movimento sindical, daqueles que lutam pela universidade, por transporte e pela saúde pública e gratuita. É o grito de todos aqueles que buscam dignidade. Tem como objetivo unificar todos os gritos presos em milhões de gargantas, desinstalar os acomodados, ferir os ouvidos dos responsáveis pela exclusão e conclamar todas as organizações à luta para a transformação. É o grito para a construção de um novo modelo de sociedade.
2A – 10º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA Foi criado em 1987, passando a ser unidade Policial Militar Independente, e vem atuando pela segurança da população blumenauense. Atualmente conta com efetivo de 203 policiais militares, exercendo diversas modalidades de policiamento ostensivo, a pé, com o uso de bicicletas, motocicletas, viaturas, com apoio de cães. É comandando pelo Tenente Coronel PM Márcio Alberto Filippi. A Polícia Militar presta serviço de segurança pública, sempre a postos para atender a população catarinense e visitantes de nosso Estado. Polícia Militar de Santa Catarina – preservar a ordem, proteger a vida!
2B – BANDA DO COLÉGIO POLICIAL MILITAR FELICIANO NUNES PIRES – UNIDADE BLUMENAU Iniciada no ano de 2020 com o maestro subtenente BM Laércio Krueguer, posteriormente contou com a ajuda do Maestro subtenente PM Marcelo Luiz da Silva. Atualmente com a Maestrina Carla Simas, a qual está instruindo 55 alunos, e teve sua primeira apresentação na Formatura Trimestral no dia 24 de agosto de 2023.
2C – COLÉGIO POLICIAL MILITAR FELICIANO NUNES PIRES BLUMENAU Iniciou suas atividades em 2017, na antiga sede do Colégio Pedro II. Atualmente conta com cerca de 300 alunos matriculados, no Ensino Fundamental e Médio. É mais um órgão da instituição Policial Militar de Santa Catarina, que presta serviço educacional e social a toda comunidade, objetivando “o saber e o civismo, irmanados no ideal de servir ao Brasil”.
3 – BANDA DO 23º BATALHÃO DE INFANTARIA Regida pelo Tenente Souza, com destacada participação na sociedade blumenauense, realizando diversas apresentações musicais, em instituições civis e militares e nos diversos eventos culturais da cidade.
4 – 23º BATALHÃO DE INFANTARIA O 23º Batalhão de Infantaria tem origem no 32º Batalhão de Caçadores e chegou a Blumenau no dia 11 de abril de 1939, sendo recepcionado calorosamente pela população local. O Sentinela do Vale participou da 2ª Guerra Mundial. Em agosto de 1957, teve seu batismo em ações de socorro durante calamidades ocorridas no Vale do Itajaí, voltando a ser empregado em Ajuda Humanitária nas catástrofes de 1961, 1983, 1984, 2008, 2011 e 2013. O 23° BI participou da Força de Pacificação no Complexo do Alemão e no Complexo da Maré, na cidade do Rio de Janeiro; de Missões de Paz da ONU em Angola e Haiti; da segurança da Copa do Mundo 2014 e Olímpiadas 2016, ambos eventos na cidade do Rio de Janeiro; e recentemente esteve na Operação Acolhida, para receber venezuelanos refugiados da crise humanitária naquele país. Atualmente, o batalhão é comandado pelo Coronel Frederico Toscano Barreto e conta com efetivo de 632 militares em seus quadros. 23º BATALHÃO DE INFANTARIA Na sequência, comandando a tropa, com o Estado-Maior à frente, o Tenente-Coronel Vagner, Subcomandante do Batalhão. Ato contínuo, a Guarda-Bandeira, ladeada pelo estandarte histórico do 23º Batalhão de Infantaria, guardada por militares que juraram defender a nação a qualquer custo, mesmo com o sacrifício das próprias vidas. A seguir, as Bandeiras Históricas do nosso país, representando o período compreendido entre 1532 a 1889. O Brasil teve 12 modelos diferentes de bandeiras até chegar ao modelo atual, criado em 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da Proclamação da República. Em seguida, o Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR), desfila com seus alunos: jovens da nossa cidade que se preparam durante todo o ano para serem declarados aspirantes a oficiais da reserva. O Curso de Formação e Graduação de Sargentos, instalado no 23° BI no ano de 2006, forma anualmente alunos que, após cursarem o primeiro ano nesta unidade, seguem para as escolas de formação de sargentos para, em seguida, serem distribuídos às diversas organizações militares do exército pelo Brasil. A 1ª Companhia de Fuzileiros, equipada com mochila e fuzil, é a subunidade do batalhão que tem por missão principal formar os recrutas e cabos. A 2ª Companhia de Fuzileiros desfila com dois pelotões, equipada com kit antitumulto e de garantia da lei e da ordem. É a subunidade operacional de pronto emprego do Batalhão e tem por missão principal o emprego em missões reais, como ações de defesa externa, garantia da lei e da ordem e ajuda humanitária.
5ª – ASSOCIAÇÃO DOS VETERANOS DO 23º BATALHÃO DE INFANTARIA Desde 2019 mantém atuação marcante e consistente junto aos militares da reserva e da comunidade civil. Trabalha no intento de preservar os laços da caserna, a sadia camaradagem, os valores do Patriotismo – o amor à Pátria – sua História, Símbolos, Tradições e Nação. O desempenho de suas atividades é pautado por sua visão e seus valores, que reforçam a transparência e a integridade, e também pelo compromisso com a comunidade do Vale do Itajaí. Adota uma postura cidadã e participa ativamente de ações favoráveis à sociedade blumenauense. 5B MOTORIZADO – 23º BATALHÃO DE INFANTARIA Neste momento o Pelotão de Manutenção e Transporte da Companhia de Comando e Apoio do 23° BI realiza o desfile motorizado, apresentando à comunidade blumenauense algumas das viaturas que o Batalhão dispõe para o cumprimento de suas missões. 5C MOTORIZADO – ASSOCIAÇÃO DOS VETERANOS DO 23º BATALHÃO DE INFANTARIA
6 – PELOTÃO GRETTER O Pelotão Gretter, fundado em 2013, é um grupo de preservadores de viaturas militares antigas do vale do Itajaí. Conta com dois Jeep Willys modelo militar M-520. O pelotão representa a Companhia Indestrutíveis, com sede em Florianópolis. Tem como objetivo, o resgate e a preservação de viaturas militares antigas e consequentemente a sua valorização e perpetuação da memória. Faz-se presente no grupo uma conduta de estima e zelo às viaturas, em originalidade e manutenção, pois representam parte da história do Exército Brasileiro e a memória daqueles que serviram com estes. Neste ano de 2023, segue na escolta do pelotão Gretter o ilustre veterano da ONU, o senhor Venil Silveira Soares, que serviu no 9° Regimento de Infantaria – 2° Batalhão SUEZ, no período de 1961 a 1963, alocado no 13º contingente na missão de paz. À época, foram enviados 20 contingentes do Exército Brasileiro ao Oriente Médio como parte das Forças de Paz da ONU no conflito entre o Estado de Israel, Egito, e seus vizinhos árabes. Seis mil homens do Exército Brasileiro participaram, em revezamento, em Suez entre 1957 e 1967.
7A – FANFARRA EEB ADOLPHO KONDER Foi reestruturada a partir do desejo antigo da comunidade escolar, que em anos passados já fora destaque nos desfiles cívicos da cidade de Blumenau. Oportuniza de maneira gratuita aos alunos a aprendizagem musical e o contato com diversos instrumentos. O esforço da comunidade escolar tem valido a pena e por meio das apresentações, a escola participa cada vez mais de eventos na comunidade do bairro da Velha.
7B – EEB ADOLPHO KONDER Iniciou suas atividades com o nome de “Grupo Escolar Adolpho Konder”. Localiza-se no bairro da Velha, e é vinculada ao Sistema Estadual de Ensino. Tem aproximadamente 850 alunos e 83 servidores, distribuídos nas equipes docente, gestora, pedagógica e administrativa.
8A – BANDA DE PERCUSSÃO EM ALWINO DOROW Iniciou suas atividades em 2018, é composta por 22 integrantes e está sob a regência do professor Filipe da Silva. Faz parte do programa de Musicalização Instrumental Bandas e Fanfarras da Secretaria Municipal de Educação.
8B – EM ALWINO DOROW Fundada entre 1886 a 1936. Localiza-se no bairro Fortaleza Alta. Possui atualmente 76 alunos. Tem como diretora a Srª. Nidia Celina Cizanoskye e coordenadora Bruna S.F. Isensee. O corpo docente é formado por 15 professores, dois colaboradores da empresa Orcali, uma cozinheira contratada pela empresa Risotolandia.
9A – BANDA MUSICAL DA EBM ALBERTO STEIN Iniciou as atividades em 2003 e atualmente conta com 39 integrantes, no qual estão sob a batuta do professor Lucas Mateus Garbinato Franques dos Santos e do professor auxiliar Gabriel Wozniak. Faz parte do Programa de Musicalização Instrumental Bandas e Fanfarras da Secretaria Municipal de Educação.
9B – EBM ALBERTO STEIN Localiza-se no bairro da Velha. Está sob a direção do diretor o senhor Sidney Pinto e do diretor adjunto o senhor Cassiano dos Santos Oliveira, atende a um total de 1.200 estudantes.
10A – FANFARRA EEB JONAS ROSÁRIO COELHO NEVES Conta com 40 integrantes e está sob a regência de Luana Aparecida Valencio.
10B – EEB JONAS ROSÁRIO COELHO Fundado em 1989, localiza-se no bairro Fidélis, e possui atualmente 475 alunos e 56 funcionários. Está sob a direção geral de Marcos Matysiak.
11A – ESCOLA BARÃO DO RIO BRANCO E ALAMEDA HAUS ARTES E IDIOMAS – 70 ANOS Ao longo dessas sete décadas participou da educação de diferentes gerações, atuando com inovação, compromisso e excelência. Da Educação Infantil Baby ao Ensino Médio, a Barão cultiva valores e proporciona uma formação que oportuniza ao estudante conquistar as melhores oportunidades. Além de proporcionar ensino de qualidade, é referência em esporte, cultura e idiomas, possibilitando a vivência de experiências que ampliam sua visão de mundo. Ao chegar aos 70 anos, a Barão vivencia o seu projeto de expansão e cultiva laços que criam memórias para a vida. Escola Barão: Laços que acolhem, memórias que constroem!
11B – ORQUESTRA SINFÔNICA JOVEM BARÃO Fundada em 2008, nasceu a partir da sua antiga Banda e Conjunto Instrumental. Possui 25 integrantes, e está sob a regência do maestro Lucas Araújo. 11C - ESCOLA BARÃO DO RIO BRANCO E ALAMEDA HAUS ARTES E IDIOMAS – 70 ANOS
12A – FANFARRA COLÉGIO SHALOM Fundada em 2010, conta com 36 integrantes, e está sob a regência de Tiago Mateus Machado.
12B – COLÉGIO SHALOM Foi fundado em 1989 e no ano de 2007 o Colégio conheceu a Educação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios, passando então a aplicar a metodologia da Abordagem Educacional por Princípios em todo seu currículo escolar. Atualmente, o Colégio atende 430 alunos e está sob a direção de Angélica Corrêa.
13A – FANFARRA EEB GOVERNADOR CELSO RAMOS Fundada em 1968, conta com 48 integrantes, e está sob a regência de Flávio César Pereira e Tayga Cristina Lindner.
13B – EEB GOVERNADOR CELSO RAMOS Fundada em 1929, quando até então havia apenas três escolas em todo o bairro Garcia. Os alunos do chamado bairro Spechtiefe (atual bairro Glória) percorriam mais de cinco quilômetros a pé para alcançar a escola mais próxima. Com a expansão da Empresa Industrial Garcia, surgiu a necessidade de mais escolas. Assim, o Frei Beda Koch liderou uma comissão que viabilizou o início das atividades, criando uma Escola Paroquial no Bairro. Atualmente a escola está sob a direção de Maria Gorete Melo.
14A – BANDA DE PERCUSSÃO MELÓDICA EBMB RODOLFO HOLLENWEGER Iniciou as atividades em 2005, e atualmente são atendidos cerca de 60 alunos sob a regência do professor Mariano Daniel Becker Junior. Pertencente ao Programa Musicalização Instrumental Bandas e Fanfarras da Secretaria Municipal de Educação de Blumenau.
14B – EBMB RODOLFO HOLLENWEGER Iniciou a história em 1965, no bairro Fidélis. Está sob a direção de Shirlei Fabiana Reinhold Junkes.
15 – BANDA MUSICAL EBM GENERAL LÚCIO ESTEVES Foi criada em 2002, é composta por 52 integrantes, entre banda principal e escolinha de musicalização. Tem como regente o professor de metais e coordenador, Fernando Cesar Meschke, como professor auxiliar de palhetas, Wellington Vaz Duggen, como professor auxiliar de percussão, Tucidides Godinho de Oliveira Neto e professor de flautas, Victor Dalferth. Faz parte do programa de Musicalização Instrumental Bandas e Fanfarras da Secretaria Municipal de Educação.
16 – EEM PROF. WIGAND GELHARDT Fundada em 1988, tendo como patrono o Professor Wigand Gelhard. Atualmente possui 277 estudantes e conta com 21 profissionais de educação. Tem como lema “Conhecimento é caminho para o sucesso”.
17A – FANFARRA DA EEB DR. MAX TAVARES D’AMARAL Fundada em 2019, possui 25 integrantes e está sob a regência do professor Rogério João Pereira.
17B – EEB DR. MAX TAVARES D’AMARAL Foi criada em 1973, no bairro Itoupava Norte. Atualmente tem como gestores William Roberto Packer, diretor geral, e Tania Elaini Wuaden, assessora de direção. Atende 730 alunos. Tem como patrono Max Tavares D’Amaral, que foi um grande administrador e sempre demonstrou interesse pelas artes e pela cultura em geral.
18A – BANDA CÍVICO MILITAR EEB CEL. PEDRO CHRISTIANO FEDDERSEN Está sob a regência de Almir Jose Martina.
18B – ESCOLA CÍVICO MILITAR EEB CEL. PEDRO CHRISTIANO FEDDERSEN Fundada em 1954, localiza-se no bairro Vila Itoupava, tem 672 alunos e 58 colaboradores. Está sob a direção geral de Alessandra Kellen Heidecke Moeller e seu oficial de Gestão Escolar é Atila Tiago Royer.
19A – BANDA DE PERCUSSÃO MELÓDICA EBMB PROFESSOR OSCAR UNBEHAUN Iniciou as atividades em 2006. É composta por 20 integrantes e tem como professor regente Rafael Natan G. F. dos Santos. Faz parte do programa de Musicalização Instrumental Bandas e Fanfarras da Secretaria Municipal de Educação.
19B – EBMB PROFESSOR OSCAR UNBEHAUN Localiza-se no bairro Água Verde. Está sob a direção da diretora Mônica Beatriz e da diretora adjunta Patrícia Kaline.
20A – BANDA DE PERCUSSÃO MELÓDICA EBM PROFESSORA ZULMA SOUZA DA SILVA Fundada em 2009, é composta por 35 integrantes, coordenados pelo regente Gabriel Eduardo Heiderscheidt. Faz parte do programa de Musicalização Instrumental Bandas e Fanfarras da Secretaria Municipal de Educação.
20B – EBM PROFESSORA ZULMA SOUZA DA SILVA Localiza-se no bairro Velha Central. Está sob a gestão do diretor Marcos Aurélio Bähr e da diretora adjunta Cheila Richter.
21A - BANDA DE PERCUSSÃO MELÓDICA DA EIM CAPITÃO EUCLIDES DE CASTRO Iniciou suas atividades no ano de 2023, é composta por 16 integrantes, está sob a regência da professora Maria Clara de Faveri. Faz parte do Programa de Musicalização instrumental Bandas e Fanfarras da Secretaria Municipal de Educação de Blumenau
21B – EIM CAPITÃO EUCLIDES DE CASTRO A instituição de ensino está sob a direção de Rozimeri de Souza Vieira da Costa.
22 – BANDA SINFÔNICA LOUVORES CELESTE Surgiu em 1944 no âmbito da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Atualmente é regida pelo maestro Anderson Krueger e conta com 70 integrantes voluntários. Para este desfile, a banda Louvores Celeste foi adaptada de sinfônica para banda musical. Realiza apresentações todos os domingos à noite, na Igreja evangélica Assembleia de Deus do Centro.
23 – ESCOLA SESI DE ENSINO MÉDIO Estabelecida em Blumenau há mais de uma década, desde ao ano de 2008, encontra-se situada no bairro Victor Konder. Sob a liderança da Gerente Executiva, Sílvia de Piere, tem como um compromisso inabalável a excelência educacional. A instituição atende atualmente uma demanda de 480 estudantes, contando com uma equipe de 63 profissionais qualificados.
24 – BANDA DE PERCUSSÃO MELÓDICA EBM PROFESSORA NEMÉSIA MARGARIDA Fundada em 2018, atualmente conta com 34 integrantes, regidos pela professora de música Patricia Alzira da Veiga. Pertence ao Programa Bandas e Fanfarras da Semed de Blumenau. A escola está sob a direção de Ricardo Mattos.
25 – EEB PEDRO II Fundada em 1889, localiza-se no bairro Jardim Blumenau. Possui 983 alunos e 82 funcionários, e seu patrono é Pedro II. Está sob a Direção Geral de Arquimedes Alves dos Anjos e Direção Adjunta de Eduardo Fortunato e Thiago Benevenutti Suave
26A – BANDA DE PERCUSSÃO MELÓDICA EBM PATRÍCIA HELENA FINARDI PEGORIM Iniciou sua história em 2001, é composta por 23 estudantes sob a regência da professora Rebeca Menezes. Faz parte do Programa de Musicalização Instrumental Bandas e Fanfarras da Secretaria Municipal de Educação.
26B – EBM PATRÍCIA HELENA FINARDI PEGORIM Localiza-se no bairro Fortaleza Alta. Atualmente atende 227 estudantes e tem 34 professores e 12 funcionários. Está sob a direção Talita Matias Ventura.
27A – BANDA MUSICAL EBM BILINGUE PROFESSORA HELLA ALTENBURG Iniciou as atividades em 2022, é composta por 13 integrantes, está sob a regência da professora Adriane Fachi. Faz parte do Programa de Musicalização Instrumental Bandas e Fanfarras da Secretaria Municipal de Educação.
27B – EBMB PROFESSORA HELLA ALTENBURG Localiza-se no bairro Ponte Salto, está sob a direção de Marli Alcarde Matias Ventura.
28 – GRUPO DE JOVENS JUFRA Pertence ao Santuário Nossa Senhora Aparecida, localizado no bairro Itoupava Norte, tendo como Pároco Frei Nelson José Hillesheim, e como vigários os freis Pascoal Fusinato e Ary Pintarelli. Compondo o desfile de hoje estão os representantes das comunidades: 1. Santa Maria 2. São João Maria Vianney 3. São João Batista 4. São José
29A – BANDA MUSICAL EBM FELIPE SCHMIDT Fundada em 2000, é composta por 36 estudantes. Seus professores são Maiara Schmitt Stiehler, professor Carlos Borges Junior e professor Josibias. A banda tem por objetivo oportunizar aos estudantes: a convivência com aptidões musicais, interação social e o resgate da cultura. Faz parte do programa de Musicalização Instrumental Bandas e Fanfarras da Secretaria Municipal de Educação.
29B – EBM FELIPE SCHMIDT Fundada em 1885, recebeu esse nome em homenagem ao engenheiro militar e político brasileiro Felipe Schmidt que é o patrono da escola. Localiza-se no Bairro Itoupavazinha. Conta com 78 professores, 20 colaboradores e 1.074 estudantes. Está sob a direção da diretora Marilu Estela Tesck e diretora adjunta Cristiane Carrillo da Silveira.
30A – BANDA MUSICAL EBM PEDRO II Fundada em 2002, é formada por 40 integrantes e seus professores são Priscila Morais Albanaes, Fabrício Baldo, Friedrich Wilhelm Niedhartdt e Rômulo Augusto de Souza. Faz parte do programa de Musicalização Instrumental Bandas e Fanfarras da Secretaria Municipal de Educação.
30B – EBM PEDRO II Localiza-se no bairro Progresso. Possui 760 estudantes. A escola sob a direção Solange Regina Britzke e Josiane Schwab Junkglaus.
31 – APAMA (ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA DE PAIS E AMIGOS DOS MENORES ATLETAS) Trabalha na formação e revelação de talentos do futsal. Entre muitas conquistas, destaca-se o bicampeonato Brasileiro nas categorias sub-14 e sub-15, conquistado este ano, além de ser sete vezes campeão de Santa Catarina. Tem atletas revelados espalhados pelo mundo e tem dado muita atenção para a iniciação esportiva, pois o objetivo da entidade é formar bons e saudáveis cidadãos e quando, surgir um talento, lapidar e criar oportunidades para que realize seu sonho de ser jogador.
32 – BANDA MUSICAL EBM VISCONDE DE TAUNAY Iniciou as atividades em 1995. É composta por 54 estudantes. Tem como regente o prof. Odirlei Vieira, e auxiliares: professores Victor Dalferth, Tucídides Godinho, João Geraldo Salvador Filho, Jonathan Nunes e Wilkerson de Souza. Faz parte do Programa de Musicalização Instrumental Bandas e Fanfarras da Secretaria Municipal de Educação. A unidade escolar tem como diretora e diretora adjunta: Michele Correa Albrecht e Ana Tarcia Cardoso da Silva.
33 – GRUPO ESCOTEIRO LEÕES DE BLUMENAU Fundado em 1958, localiza-se no bairro Ribeirão Fresco. Tem como diretor-presidente Charles da Rosa. É um movimento educacional de e para jovens entre 6 anos e meio e 21 anos, que conta com a colaboração de adultos. Seu propósito é contribuir para que crianças, adolescentes e jovens assumam seu próprio desenvolvimento, para que alcancem seu pleno potencial físico, intelectual, afetivo, social, espiritual e do caráter, como indivíduos, como cidadãos responsáveis e membros ativos de suas comunidades local, nacional e internacional.
34 – GRUPO ESCOTEIRO CRUZEIRO DO SUL Fundado em 1980, localiza-se no bairro Salto, e tem como responsável Cesar Brochier dos Santos. Contribui no autodesenvolvimento de crianças e jovens, por meio da aplicação de um projeto educativo, cujo principal objetivo é educar para a vida. Atua na comunidade blumenauense há 43 anos, e atualmente tem 150 membros entre crianças, adolescentes e adultos voluntários.
35 – GRUPO ESCOTEIRO CURT HERING Fundado em 1983, localiza-se no bairro Velha Central. Tem como diretor presidente Maiko Hort e como diretora de Métodos Escoteiros, Andreia Mazuchine Hort. Oferta à comunidade serviços de educação e lazer para Jovens, contribuindo para a educação por meio de um sistema de valores baseado na Promessa e Lei Escoteira. Também ajuda a construir um mundo melhor, onde as pessoas se realizem como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade, fazendo o melhor possível e estando sempre alertas para servir a todos. Conta atualmente com 110 membros participantes, entre crianças, jovens e adultos voluntários. Já dizia Baden-Powell, fundador do movimento escoteiro: “O caminho para se conseguir a felicidade é fazendo as outras pessoas felizes”.
36 – GRUPO ESCOTEIRO DO MAR RICARDO SCHMIDT Fundada em 2021, localiza-se no bairro Nova Esperança, e tem como responsável Sandro Julio de Oliveira. Proporciona à comunidade de Blumenau a prática do escotismo na modalidade do mar, no qual os jovens praticam escotismo com ênfase em atividades náuticas, buscando assim o objetivo de fazer com que este jovem se transforme em um cidadão participativo em sua comunidade! Como um marinheiro fala: “mares calmos não fazem bons marinheiros”.
37 – BANDA DE PERCUSSÃO MELÓDICA EBMB PROFESSOR FERNANDO OSTERMANN Iniciou as atividades em 1995, é composta com 18 integrantes, está sob a regência do professor Jonathan Esser. Conta com o apoio da direção da professora Simone Janice Bretzke Probst e da associação de pais e professores da unidade escolar. Faz parte do programa de Musicalização Instrumental Bandas e Fanfarras da Secretaria Municipal de Educação.
38 – GRUPO ESCOTEIRO DO AR PELICANO Fundado em 2013, localiza-se no bairro Vila Itoupava e tem como responsável Cleberson Block Duwe. Tem no escotismo um serviço à comunidade como um movimento de educação não formal que visa “Despertar e desenvolver nos jovens o bom caráter, o comprometimento, o companheirismo e o amor ao próximo, através da Lei e da Promessa Escoteira”.
39 – GRUPO ESCOTEIRO GERMÂNIA Fundado em 2018, localiza-se no bairro Itoupava norte. Seu diretor presidente é Marco Aurélio Demarchi, e possui atualmente 50 membros, entre jovens e adultos. Tem em suas origens as tradições multiculturais blumenauenses e nasceu com a ideia do serviço por meio da Educação não formal, promovendo a ética, a paz, a cidadania, os direitos humanos, a democracia e outros valores universais, sob a forma do Escotismo.
40 – GRUPO ESCOTEIRO TEÓFILO BERNARDO ZADROZNY Fundado em 1986, localiza-se no bairro Progresso, tem como responsável Raquel Krieger de Borba. Escotismo é um movimento que oferece uma educação não formal, baseada em valores que oferecem o desenvolvimento de diferentes habilidades de jovens e crianças, de forma voluntária e sem fins lucrativos.
41 – BANDA MUSICAL EBM LAURO MÜLLER Criada em 2001, é composta por 30 integrantes, nos naipes de madeiras, metais e percussão, tendo como professores a maestrina Mônica Kropp Constante e os auxiliares Jonathan Felipe Debacher e Flávio Jardel Pereira. Faz parte do programa de Musicalização Instrumental Bandas e Fanfarras da Secretaria Municipal de Educação.
42 – SEMED (SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO) Desfila hoje com servidores da Semed, secretário e também com as diretoras das instituições de ensino municipais, que estão representando toda rede pública municipal de educação, que conta com mais de 38 mil estudantes e cerca de 5 mil servidores. A rede municipal é formada por 81 centros de educação infantil, 46 escolas e duas Cematepcas.
43A – BRIGADA DE EMERGÊNCIA KARSTEN Fundado em 1976, localiza-se no bairro Testo Salto, e tem como responsável o Bombeiro Industrial José Carlos do Nascimento. Sempre que solicitados, efetuam atendimentos a primeiros socorros, a Traumas em acidentes de trânsito, prestando o primeiro atendimento. Em caso de incêndios residências ou em vegetação, dão apoio ao Corpo de Bombeiro Militar; além de atuar em capturas de animais peçonhentos, e palestras educativas de primeiros socorros a entidades da comunidade.
44 – BANDA MUNICIPAL DE BLUMENAU Formada por 22 músicos, está sob a regência do maestro João Carlos Cunico. Participa dos principais eventos da cidade como Vila de Páscoa, Fest Folk, Feira da Amizade, Desfiles de Dois e Sete de setembro, Oktoberfest e Natal em Blumenau.
45A – 3º BATALHÃO DE BOMBEIROS MILITAR Este ano no dia 13 de agosto, o Corpo de Bombeiros Militar de Blumenau completou 65 anos de atividades na região. Foi instalado no município em 1958, atendendo a um grande anseio e à necessidade da comunidade blumenauense. Durante seus 65 anos de história, tornou-se uma instituição pública de elevado índice de confiança social, resultado da qualidade dos serviços prestados. O 3º Batalhão de Bombeiros Militar Gustav Salinger, desfila hoje com seu grupamento comandado pelo Major Renan Cesar Vinotti Ceccato. Entre as atividades desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros Militar, destacam-se o combate a incêndios, atendimento pré-hospitalar, resgate veicular, intervenção em áreas deslizadas e estruturas colapsadas, busca terrestre e subaquática, salvamento aquático e serviço de segurança contra incêndio e pânico. Somente no ano de 2022, foram 7.010 atendimentos emergenciais e 15.151 atividades preventivas. O efetivo que desfila é de 130 bombeiros e colaboradores civis.
46A – SECRETARIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL Em 1973, foi implantado em Blumenau o Sistema Municipal de Defesa Civil, com a criação da Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec). E em 1989 a Defesa Civil de Blumenau foi estruturada. Nestes 50 anos de história, o órgão foi consolidado pela estrutura pioneira em Defesa Civil e pelas ações desenvolvidas, que tornaram Blumenau referência nacional e internacional no que se refere a gestão de riscos e desastres. Desfila hoje com o contingente composto por servidores, agentes mirins e Voluntários da Defesa Civil.
46B – POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SANTA CATARINA Instituição que neste ano completou 221 de criação e possui entre suas atribuições constitucionais a função de exercer as atividades de polícia judiciária e apurar as infrações penais no âmbito do território do território estadual. Em Blumenau é composta pela Delegacia Regional, a qual é dirigida pela delegada Juliana Tridapalli, além da 1ª DP, 2ª DP e Central Regional de Plantão policial. Possui as seguintes delegacias especializadas: DIC – Divisão de Investigação Criminal, DPCAMI – Delegacia da criança, Adolescente, Mulher e Idoso, De – Delegacia de Combate a Corrupção, DRFR – Delegacia de furtos e roubos e DTCA – Delegacia de Trânsito e Crimes Ambientais. .
47 – JEEP CLUBE DE BLUMENAU Fundado em 1987, localiza-se no bairro Fortaleza, e tem como Presidente Lucas Batista. É uma entidade que ajuda nas enchentes e catástrofes, compondo o Grupo de Apoio a Enchentes.
48- OPALAS E CARAVANS BLUMENAU Foi fundado em 2023, com a intensão de reunir amigos e apreciadores de carros antigos. Busca resgatar a história desses veículos, que fizeram muito sucesso e são lembrados por diversas gerações.
49 – LENDAS MOTORIZADAS O grupo de carros antigos Lendas Motorizadas vem contando a história do antigomobilismo na cidade, trazendo vários modelos de carros e épocas. Conhecidos pelos passeios por Santa Catarina com o maior grupo de carros antigos a viajarem juntos.
50 – SMTT – SECRETARIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO E TRANSPORTES Desfila hoje com sua Guarda Municipal de Trânsito (GMT), criada em 1955. Seu efetivo de 123 agentes presta serviços a comunidade como: orientação e fiscalização do trânsito nas vias de Blumenau, travessia de pedestres, palestras em escolas e empresa. O diretor atual de trânsito é Sérgio Antônio Martinez Júnior. Faz parte desse pelotão a Escola Pública de Trânsito – EPT, criada em 2000, que desfila com seu Ônibus Cinema e realiza palestras em instituições de ensino, associações de moradores e empresas, com foco no tema “trânsito”.
Nenhum comentário: