MAB participa das celebrações do Dia Internacional dos Museus
"Museus, Educação e Pesquisa" foi o tema do Dia Internacional dos Museus, comemorado no dia 18 de maio. A data foi utilizada para reflexões acerca da atuação desse segmento cultural como impulsionador de educação e pesquisa. O Museu de Arte de Blumenau (MAB) aderiu ao movimento com a elaboração de uma ampla programação, desenvolvida no sábado, que contemplou oficina, visita mediada e atendimento de acadêmicos na fase de estágio do Curso de Licenciatura da Universidade Regional de Blumenau (Furb).
A Oficina Semiótica na Arte foi organizada em parceria com a Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap), tendo como ministrante a professora Lindamir Junge. Destinada a profissionais e acadêmicos das artes visuais, designer, moda, arquitetura, publicidade, ilustração, arte educação e afins, a oficina teve como proposta conceituar, contextualizar, refletir, discutir e entender na prática como funciona essa ciência que estuda os signos e sua significação, abrangendo todas as formas de comunicação verbais e não verbais.
A visita mediada aos 28 acadêmicos do Instituto Federal Catarinense/Campus Blumenau (IFC) atendeu à solicitação da professora Iris Weiduschat. Na ocasião, o MAB recebeu estudantes da 1ª fase do curso de Pedagogia, que estudam a atuação do pedagogo em diferentes espaços formais e não formais, objetivando explicitar as potencialidades educativas desses espaços de vivências cidadãs e culturais.
Ações educativas
Os alunos visitaram a 2ª Temporada de Exposições e fizeram uma entrevista com a gerente do MAB, Mia Ávila, que também tem formação em Pedagogia. Na mediação, Mia abordou a importância do pedagogo no processo de aprendizagem, metodologia e estratégias para ações educativas, entre outras, ressaltando também os vários campos de atuação do profissional da área.
Durante as celebrações, o MAB recepcionou as duas acadêmicas do curso de Artes Visuais da Furb para o período de 30 horas de estágio. As estudantes acompanharam a abertura da oficina, a mediação e a entrevista concedida aos acadêmicos de Pedagogia do IFC. “As atividades abarcaram as dimensões educativas previstas, e estimularam a disseminação do conhecimento de forma prática, abrangente e convidativa”, destacou Mia Ávila. “As atividades terão continuidade na semana de 21 a 24 de maio, quando estaremos recebendo os profissionais dos centros de educação infantil da rede municipal de ensino nas chamadas paradas pedagógicas”, concluiu.
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
Nenhum comentário: