Biblioteca Dr. Fritz Müller celebra 72 anos em julho
"Os livros que têm resistido ao tempo são os que possuem uma essência de verdade, capaz de satisfazer a inquietação humana por mais que os séculos passem". É assim, com o pensamento de Cecília Meireles, que a Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller chega ao mês tão especial e esperado pela comunidade. A frase da escritora brinda a essência dos espaços dedicados aos livros e à leitura, como é o caso da biblioteca blumenauense, que completa 72 anos no dia 30 de julho. E essa longevidade dedicada ao incentivo à leitura está estampada em um de seus mais importantes programas, a Biblioteca Ambulante, que há 47 anos circula pelas escolas mais distantes do centro da cidade. Uma programação especial foi elaborada a partir do dia 8 de julho para marcar as celebrações que prosseguem até o final de julho.
A gerente da biblioteca municipal, Cristina Carvalho, lembra que esses espaços perenes proporcionam e lembram a "magia do conhecimento em toda sua plenitude". Para ela, sendo as guardiãs de vastos acervos, as bibliotecas ajudam os cidadãos a trilharem o caminho das letras, dos sentimentos de tantos autores e tudo isto sem barreiras de idioma, nacionalidade ou distância. “Os acervos são compartilhados por gerações em um ciclo contínuo e harmônico, entre passado, futuro e presente, os quais estarão perenes na história da humanidade, no eterno pulsar do livro e da literatura. Nesses espaços, novas e antigas gerações entrelaçam seus sonhos e seus ideais.”
Cristina assegura que a biblioteca continuará com a missão voltada para um mundo mágico repleto de aprendizados e sonhos. “As ações oferecidas à comunidade nos permite construir, renovar e manter as histórias de várias gerações. Mas sempre estaremos nos reinventando e caminhando em harmonia lado a lado com a era tecnológica, pois os livros são eternos amigos da humanidade e sempre estarão ao alcance das pessoas”, diz ela, ao agradecer a parceria e a amizade dos visitantes ao longo desses 72 anos, pois entende que sem eles a vida e a essência das ações da biblioteca não seriam possíveis em sua plenitude. “Também agradecemos todos os profissionais e estagiários que fizeram parte diretamente destes 72 anos de história, pelo carinho, dedicação e profissionalismo junto às atividades desenvolvidas.”
A história da biblioteca pública de Blumenau começou em 1940 com um acervo de 2 mil livros. Em 30 de julho de 1952, a Lei Número 354 institucionalizou o espaço dando-lhe o nome em homenagem ao trabalho do naturalista alemão Dr. Fritz Müller. Foi instalada no terreno de Dona Edith Gaertner, doado em 1963 a Casa Dr. Blumenau (atual Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais). Nos anos 1980, o acervo da entidade chegou a quase 85 mil obras. Mas duas grandes enchentes (1983 e 1984) ocasionaram a perda de quase 75% da coleção.
Em 1986, longe do alcance das águas, foi inaugurado o novo espaço que abriga até hoje a biblioteca e o Arquivo Histórico José Ferreira da Silva. A comunidade dispõe atualmente de 53 mil volumes para leitura, empréstimo e pesquisa. O acervo engloba os mais diversos títulos, para os variados gostos literários (romance, ficção, poesia, literatura infantil, biografias, culinária, saúde, agricultura, história entre outros) e diferentes necessidades de informação atualizada (jornais diários e revistas).
Kombi da leitura
A Biblioteca Ambulante é uma das ações de incentivo à leitura prata da casa. Ao se deslocar pelas estradas do município, a Kombi leva livros, histórias, sonhos, inclusão social e cultural. Esse programa de extensão é uma das mais importantes ações de incentivo à leitura da cidade. Foi sob a iniciativa do professor José Ferreira da Silva, ex-diretor da Fundação Cultural de Blumenau (antiga Fundação Casa Dr. Blumenau), que o primeiro veículo começou a circular em julho de 1977o.
A iniciativa pioneira em Santa Catarina atende somente as escolas isoladas, cujas localizações dificultam o acesso à sede da biblioteca na Rua das Palmeiras, 64, no Centro Histórico. As visitas mensais às escolas multisseriadas oferecem serviço de empréstimo de livros (literatura infantil, infantojuvenil e adulta, entre outros). As atividades de leitura e contação de histórias ocorrem juntamente com a ação de educação patrimonial desenvolvida em parceria com o Museu da Família Colonial. A Biblioteca Ambulante atende também projetos, ações e eventos de inclusão social, como a Rota de Lazer nos Bairros e ações de cidadania.
Nestes últimos 10 anos, as ações, programas e eventos internos e externos da biblioteca proporcionaram ao município e seus usuários manifestações em prol da preservação e divulgação constante da cultura, educação, inserção social e literatura. Nesse período, foram contabilizados cerca de 217 mil atendimentos diretos e indiretos à comunidade em todas as faixas etárias. “Nossas ações obtiveram um grande alcance de forma rápida e diferente”, conclui Cristina Carvalho, satisfeita com o desempenho da biblioteca.
As atividades oferecidas:
Empréstimo de livros, inclusive para leitura domiciliar
Ambiente especial para estudos e pesquisas
Atividades de incentivo à leitura, promoção da literatura e ações culturais e artísticas, como: Hora da Leitura (contação de histórias, também para bebês), Visita Orientada, Biblioteca Ambulante, palestras, debates literários (lançamentos de livros), exposições temáticas, auxílio em pesquisas, internet pública, semanas e saraus literários, resgate da língua alemã (projeto Contos e Encontros), oficinas literárias, Circuito de Literatura Nacional Monteiro Lobato, entre outras
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
Nenhum comentário: