Estudantes da EBM Lauro Muller participam do 1º Encontro Capoeira que Transforma em Blumenau
Um grupo de estudantes da EBM Lauro Muller participou na última semana do 1° Encontro “Capoeira que Transforma” em Blumenau. Entre eles estão estudantes das turmas do 5° ano do Programa Escola em Tempo Integral e do Programa Esporte Escolar da modalidade de capoeira.
Promovido pela Associação de Capoeira Magia da Bahia e patrocinado pela Prefeitura Municipal de Blumenau e pela Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), por meio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, o evento teve como objetivo proporcionar uma imersão nos diversos aspectos da capoeira, enaltecendo a riqueza da diversidade cultural de Blumenau, além de promover o acesso à cultura do esporte.
“Participar de um evento como estes é muito importante, pois os estudantes conseguem aprender um pouco mais sobre as lições ensinadas na capoeira, como a disciplina, o respeito, o trabalho em equipe e a superação. Estes são valores essenciais que complementam tudo que é ensinado nas salas de aulas e que ajudam a preparar nossos estudantes para os desafios da vida”, destaca o prefeito Mário Hildebrandt.
Os estudantes da EBM Lauro Muller participaram do evento em três oportunidades. A primeira delas ocorreu no dia 11, na abertura do encontro, na Universidade Regional de Blumenau (Furb). Na oportunidade, três estudantes representaram a instituição.
A segunda participação ocorreu na quinta-feira, dia 14, na própria escola, e envolveu todos os estudantes do turno matutino, que participaram da roda de conversas “Vivência sobre a história da Capoeira”.
Já a terceira participação aconteceu no sábado, dia 15, novamente na Furb. Na ocasião, 24 estudantes prestigiaram a roda de conversas “Vivência sobre a Mulher na Capoeira e os Fundamentos desta modalidade” e participaram de uma roda de Capoeira. Além disso, prestigiaram apresentações culturais e outras atividades.
“O esporte escolar é um programa muito importante, pois impacta diretamente no desenvolvimento físico, cognitivo e social dos estudantes. No caso da capoeira, há ainda a questão histórica e cultural do nosso país, fatores que foram muito bem destacados neste evento enriquecedor”, afirma a secretária de Educação Sonia Cipriani.
Ao todo, 86 estudantes participam do programa Esporte Escolar na modalidade capoeira na EBM Lauro Muller. As aulas são gratuitas e acontecem semanalmente no contraturno escolar.
Nenhum comentário: