Estudantes de Blumenau participam da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática
As escolas da rede pública municipal de ensino de Blumenau participam nesta terça-feira, dia 4, da primeira fase da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). De acordo com a Secretaria da Educação (Semed), 9,5 mil estudantes de 39 instituições de ensino da rede municipal realizarão a prova.
“No ano passado, tivemos um número recorde de estudantes premiados, o que demonstra o importante trabalho desempenhado pelos nossos professores nas salas de aula. Muito mais que uma competição, a Olimpíada de Matemática deve ser uma inspiração para as nossas crianças e adolescentes, que daqui alguns anos serão responsáveis por conduzir a nossa cidade”, destacou o prefeito Mário Hildebrandt.
Em 2023, 36 estudantes da rede pública municipal de Blumenau foram premiados na 18ª OBMEP. Ao todo, eles conquistaram uma medalha de ouro, 10 medalhas de prata e 25 medalhas de bronze. Além disso, 85 estudantes receberam menções honrosas. Blumenau teve ainda uma escola e três professores premiados pelos bons resultados na competição.
“A Olimpíada de Matemática é uma experiência enriquecedora e que se torna cada vez mais importante. Em 2023, mais de 100 alunos da rede pública municipal de Blumenau foram reconhecidos pela bela atuação, sendo 36 deles premiados com medalhas. Isso comprova a qualidade do trabalho dos nossos professores e o ótimo planejamento executado pelos nossos gestores”, disse a secretária de Educação Sonia Cipriani.
A olimpíada ocorre em duas fases. Na primeira, os estudantes realizarão uma prova objetiva de 20 questões. Os classificados para a segunda etapa serão divulgados no dia 2 de agosto.
A segunda fase está marcada para o dia 19 de outubro. Nesta etapa, os estudantes farão uma prova discursiva de seis questões. A divulgação dos premiados será realizada no dia 20 de dezembro.
As provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade dos estudantes: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (ensino médio).
Olimpíada Brasileira de Matemática
Maior competição científica do país, a OBMEP reúne anualmente mais de 18 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de todo o país.
Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).
A OBMEP contribui para estimular o estudo da matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Além disso, a olimpíada busca melhorar a qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.
Assessor de Comunicação: Luan Carlos Tamanini
Nenhum comentário: