3ª Temporada de Exposições do MAB recebe comitivas de artistas
Mais uma vez a Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) ficou lotada na festa de abertura de mais uma temporada de exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB). A cerimônia de apresentação das obras selecionadas por edital para a terceira edição do ano reuniu na noite multicultural moradores da cidade e comitivas de artistas de outras localidades de Santa Catarina e de fora do Estado. As salas ficam disponíveis para visitas até 25 de agosto, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176 e pelo e-mail gerenciamab.smc@blumenau.sc.gov.br. A classificação indicativa de idade é livre e a entrada é gratuita.
Os visitantes conheceram as obras expostas nos cinco salões do museu, conversaram com os artistas e curadores, acompanharam o lançamento do livro Não-me esqueças "Vergissmeinnicht", de Ellen Christa da Silva, e a mesa temática “Qual seu Sonho de Paz”, com Terezinha Manczak. A parte musical teve a participação do coro misto Stimmen des Herzens, do Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau, e músicos da Banda Municipal de Blumenau, liderados pelo maestro João Carlos Cunico, aniversariante da noite.
As exposições do Coletivo Bordas e de Maria Salette proporcionam ao público cego ou de baixa visão a possibilidade de experiência tátil. Outro destaque são as 31 obras dos acervos do MAB e do Museu da Família Colonial, em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil. “A noite foi especial em todos os sentidos. Pelas mostras apresentadas, artistas expositores e pelo número de artistas contemplados”, salientou a gerente do museu, Mia Ávila. “Contamos com as presenças de 24 artistas de Balneário Camboriú, 13 de Curitiba, uma representante de Porto Alegre e outra de Blumenau.”
Seleção das obras
A edição que começa em julho reunirá obras dos artistas selecionados por edital e as pertencentes ao acervo do MAB. Santa Catarina estará representada pela artista Maria Salette E. Werling, de Blumenau, e pelo Grupo de Artistas Plásticos de Balneário Camburiú. Do Paraná, chegam trabalhos do Coletivo Bordas, coordenado por Leila Alberti, e do Rio Grande do Sul obras de Maria do Horto Kuhn.
Participam das temporadas temporárias artistas de todo o país e até do Exterior selecionados pelos editais lançados pelo museu. As ações do MAB envolvem a participação de escolas, universidades e público em geral. Os artistas selecionados para as edições promovem oficinas e eventos paralelos nos ambientes do museu.
Saiba mais:
3ª Temporada de Exposições no MAB
Visitas: até 25 de agosto, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176
Classificação indicativa de idade: Livre
Entrada gratuita
O que ver:
Sala Roy Kellermann: Identidades Bordadas, do Coletivo Bordas
Sala Pedro Dantas: Maria Salette: 40 anos de Arte
Sala Elke Hering: Arte além mar... 200 anos de Imigração Alemã no Brasil, do acervo do MAB
Galería Municipal de Arte/Sala Alberto Luz: Tentativas: da monocromia à policromia, passando pela acromia, do Coletivo GAP
Galeria do Papel: Fitas, Fluídas Conexões, de Maria do Horto Kuhn
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
Nenhum comentário: