Jovens de Santa Catarina participam de turnê internacional na Europa
A Camerata de Cordas e o Grupo de Percussão do Musicarium Academia Filarmônica Brasileira, formado por cerca de 30 jovens, se preparam para as suas primeiras apresentações internacionais que serão realizadas na Suíça, Alemanha e Holanda em setembro e outubro deste ano.
Os alunos , entre 13 e 17 anos, são bolsistas e levarão para esses países músicas de compositores brasileiros. Os jovens vão se apresentar em locais tradicionalmente conhecidos pela qualidade da música clássica. Na Suíça, as apresentações serão em três conservatórios - Meu Chateu, Conservatório de Genebra e depois no Centro Cultural Paul Klee. Na sequência, eles vão para a Universidade de Karlsruhe, na Alemanha – será a primeira vez que um grupo brasileiro toca nessa instituição. A turnê encerra na Holanda com dois concertos - um no Conservatório Amsterdã e outro na maior fábrica de instrumentos de percussão, a Adam’s.
“São oportunidades como essa que mostram a relevância do Musicarium. Não apenas para Santa Catarina, mas para o Brasil. Por meio do apoio de pessoas físicas, jurídicas e de empresas, poderemos garantir aprendizado com excelência ainda maior para nossos bolsistas, além de abrir mais vagas e oportunidades para novos alunos no mundo da música orquestral”, conta Sergio Ogawa, diretor-presidente e maestro do Musicarium.
O Musicarium Academia Filarmônica Brasileira, entidade sem fins lucrativos, é um centro de formação de orquestras, que atende gratuitamente jovens e crianças a partir dos 4 anos de idade. Localizado em Joinville/SC, o objetivo primordial da instituição é oferecer uma educação humanista de excelência para crianças e jovens que não teriam esta oportunidade de outra forma, dada a condição econômica destas famílias.
Atualmente, são 180 alunos com bolsa integral, que frequentam as aulas presenciais em Joinville. Os diferentes níveis de formação na Academia de Música estão relacionados às disciplinas teóricas e complementares, enquanto a prática instrumental é desenvolvida com aulas, dadas de forma individual, ao longo de todo o ciclo de formação, otimizando o ritmo de desenvolvimento dos alunos nas diferentes competências artísticas, musicais e técnicas. Cerca de 25 professores, que estão entre os melhores do Brasil e do mundo, se dedicam a compartilhar seu conhecimento com os jovens talentos.
Hoje, o Musicarium já conta com Grupos de Câmara, uma Orquestra Kids e uma Orquestra Jovem com mais de 80 estudantes. A meta é até 2030 formar a Orquestra Filarmônica Profissional Musicarium.
Sergio Ogawa explica que o objetivo do Musicarium não é apenas formar excelentes músicos, mas também que os jovens se tornem cidadãos referência para a sociedade e contribuam para a transformação sociocultural.
O Musicarium e o incentivo à cultura
Além de manter as bolsas de estudos de todos os estudantes, o Musicarium tem o importante desafio de viabilizar a construção da Academia de Música - com capacidade para atender cerca de 500 alunos - e de um Concert Hall - para receber um público de 900 pessoas. Outro ponto importante é a acessibilidade: um ambiente para que todos possam vivenciar a música com a transmissão de espetáculos e projeção externa de vídeo e áudio de alta qualidade para mais de duas mil pessoas. Um espaço único no país.
Para este fim, o Musicarium tem realizado uma série de eventos e ações com o objetivo de sensibilizar apoiadores, e possibilitar a execução dos projetos aprovados pela lei de incentivo à cultura. A criação da nova estrutura é um investimento para conseguir atender mais jovens e dar ao Brasil uma sala de concertos de nível internacional.
A nova estrutura, prevista para ser concluída até 2030, possibilitará a expansão das atividades e a consolidação do Musicarium como um centro de excelência musical de referência nacional. Sergio Ogawa comemora a expansão do projeto e garante que isso só está sendo possível por conta da governança sólida, dos patrocinadores que contribuem financeiramente e dos alunos e família que são muito conscientes dessa oportunidade de formação que estão recebendo do Musicarium e apoiam fortemente o projeto. “Nós ganhamos um terreno na Cidade das Águas, um bairro que está sendo construído para as pessoas em Joinville/SC”, completa Sergio.
Recentemente, o Musicarium se associou a Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha do Paraná (AHK Paraná), em busca de novas empresas e pessoas físicas que possam apoiar o projeto financeiramente, além de estreitar a aproximação com o governo alemão. “A Alemanha tem grandes orquestras e universidades de música. Temos todo interesse de aproximar as nossas relações com a Alemanha, uma vez que a colonização alemã é muito forte em Joinville e nas cidades vizinhas”, afirma o diretor-presidente.
Os alunos do Musicarium realizam concertos regularmente em Joinville e em cidades próximas. No dia 27 de julho se apresentarão em Blumenau com o Musicarium in Concert.
Sobre a AHK Paraná - Estimular a economia de mercado por meio da promoção do intercâmbio de investimentos, comércio e serviços entre a Alemanha e o Brasil, além de promover a cooperação regional e global entre os blocos econômicos. Esta é a missão da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná), entidade atualmente dirigida pelo Conselheiro de Administração e Cônsul Honorário da Alemanha em Curitiba, Andreas F. H. Hoffrichter.
Foto: Divulgação/Musicarium
Por: Mariana Padilha
Nenhum comentário: