Confira a programação do desfile em celebração ao aniversário de 174 anos de Blumenau

 


Neste ano de 2024, o tema do desfile referente aos 174 anos de fundação da nossa cidade, é: 

 “200 anos da Imigração Alemã no Brasil” 

 01A - BANDA DE MÚSICA 23º BATALHÃO DE INFANTARIA Abrindo o desfile, a Banda de Música do 23º BI, regida pelo 1º tenente Leonildo Souza dos Santos. A Banda tem destacada participação na sociedade blumenauense, realizando diversas apresentações musicais em instituições civis e militares. 

 01B-NÚCLEO DE PREPARAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA N-P-O-R Em seguida desfila o N-P-O-R, comandado pelo 1º tenente William dos Santos Utzig, com seus jovens alunos que se preparam durante o ano para serem declarados aspirantes a oficiais da reserva. 

 01C- ASSOCIAÇÃO DE VETERANOS DO 23º BI Por fim, marcha a Associação de Veteranos do 23ºBI simbolizando a continuidade das tradições. O Batalhão Jacinto Machado de Bittencourt é uma Organização Militar do Exército Brasileiro, localizada em Blumenau. É comandado pelo coronel Antônio Fernando Adorno Cossa e tem cerca de 700 militares. 

 02 – COLÉGIO POLICIAL MILITAR FELICIANO NUNES PIRES BLUMENAU Iniciou suas atividades em 2018, com duas turmas de 6º Ano. Atualmente com ensino regular do 6º ao Terceiro Ano do Ensino Médio, possui aproximadamente 400 alunos. Tem se destacado em competições esportivas e intelectuais, sendo um dos melhores colégios públicos do Estado. É mais uma unidade da Polícia Militar de Santa Catarina. 

 03 – BANDA MUNICIPAL Formada por 22 músicos. Está sob a regência do maestro João Carlos Cunico. Participa dos principais eventos da cidade como Vila de Páscoa, Fest Folk, Feira da Amizade, Desfiles de 2 e 7 de setembro, Oktoberfest e Natal em Blumenau. 

 04 – PARABÉNS BLUMENAU 

 05 – BANDEIRAS OFICIAIS Brasil – Santa Catarina – Blumenau – Alemanha – Áustria – Itália e Reino Unido 

 06 – BANDA MUSICAL DA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL BILÍNGUE PROFESSORA ALICE THIELE Fundada em 1953, tem 44 integrantes e a regência do professor e maestro Rafael Alves; apoio dos professores-auxiliares Tainara Schmitt, Maria Paula Aquino e José Carlos Stiehler. A banda faz parte do Programa de Musicalização Bia Pasold, da Secretaria Municipal de Educação. Direção da professora Juliana de Mello e da diretora-adjunta professora Sandra Regina Rosa da Costa. 

 07 – 200 ANOS DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ NO BRASIL A celebração dos 200 anos da imigração alemã no Brasil nos remete às primeiras décadas do século (19) XIX quando o Brasil precisava garantir a segurança das terras do Sul do Brasil, como também desenvolver um projeto de colonização, com mão de obra qualificada. As primeiras levas de imigrantes de fala alemã foram encaminhadas para a Província de São Pedro do Rio Grande do Sul onde na região do Vale do Rio do Sino fundaram a Colônia São Leopoldo em 25 de julho de 1824. Deixaram o velho mundo em busca de uma vida melhor no Brasil... Porem, muitas foram as dificuldades enfrentadas diante das promessas não cumpridas para realizar o seu sonho na nova pátria. 

 08 – BANDEIRAS ALEMÃS Os imigrantes alemães que vieram para o Brasil na temporalidade do século (19) XIX vieram de várias regiões, localidades e cidades livres ou governadas por Príncipes e Ducados, todos de fala alemã. A unificação destas regiões que veio formar o país Alemanha em 1871. Desfilam neste grupo as bandeiras dos atuais estados que hoje formam Alemanha. São eles: 1- Hamburgo, 2- Bremen, 3- Schleswig-Holstein, 4- Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, 5- Baixa Saxônia, 6- Renânia do Norte-Vestfália, 7- Hesse, 8- Turíngia, 9- Baviera, 10- Baden Württemberg 11- Renânia-Palatinado, 12- Sarre, 13- Saxônia, 14- Alta Saxônia, 15- Brandemburgo 16- Berlin 

 09 – PRIMEIRO REINADO 1822-1831 DOM PEDRO I E DONA LEOPOLDINA Desfilam Dom Pedro I e a esposa Dona Leopoldina. O Brasil deve muito a Dona Leopoldina no processo de independência, como também incentivadora da imigração alemã para povoar e colonizar o Sul do Brasil por agricultores e artífices originários da Europa. 

 10 – BANDA MUSICAL DA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL ANITA GARIBALDI Fundada em 1993, tem 45 integrantes e está sob a regência do professor João Ribeiro de Carvalho Júnior; auxílio das professoras Camilli Victorie da Silva Starosky, Karolyne Jeane Duwe e do professor Leonardo Andrietti Rosa. Faz parte do Programa de Musicalização Bia Pasold, da Secretaria Municipal de Educação. Diretora Pâmela Thaíse Silva e diretora-adjunta Janayna de Campos Pereira. 

 11 – SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA O atual município de São Pedro de Alcântara foi a primeira Colônia alemã em Santa Catarina. Povoada por imigrantes originários das regiões do Hunsrüch e sudeste da Alemanha foi direcionado ao Desterro em 1828, atual Florianópolis. Meses depois em 1829, foram encaminhados ao Vale do Imaruin onde fundaram a colônia São Pedro de Alcântara. A partir deste núcleo colonizador nasceram varias outras localidades, que ainda mantêm vivas as tradições de seus fundadores. 

 12 - GASPAR - 1823 COLONIA ITAJAÍ-AÇU Agostinho Alves Ramos e sua esposa Ana Maria Rita, se estabeleceram em Itajaí em 1835. Logo, com apoio governamental, iniciou o processo de distribuição e colonização de terras. O longo e difícil trabalho de agrimensura, deu título de proprietários aos antigos posseiros. Dois arraiais também se estabeleceram: Pocinho e Belchior, como áreas próprias de moradia e convivência social, seguidas por colônias, ou áreas maiores para produção de cada um dos novos proprietários estabelecidos desde 1828 e 1829 na Colônia São Pedro de Alcântara e arredores. Entre as famílias pioneiras destacamos: BURHOFER, DESCHAMPS, EICH, GOEDERT, HAENDCHEIN, JUNKES, KERBACH, KLOKER, MÜLLER, OSTERMANN, SCHNEIDER, THEISS, WAGNER e WALDORF... O legado desses pioneiros formou o espírito gasparense. 

 13 – SEGUNDO REINADO DE 1840 A 1889 - DOM PEDRO II Desfilam Dom Pedro II e a esposa Dona Teresa Christina. No ano de 1840, com a ascensão de Dom Pedro II ao assumir o comando do Império, surgiu uma nova política imigratória. Para estimular o fluxo imigratório, Dom Pedro II, criou medidas mais seguras e objetivas, garantindo o crescimento do contingente de alemães para o sul do Brasil. 

 14 – BANDEIRA DE HASSELFELDE 

 15 – BANDEIRA DE BRAUNSCHWEIG As jovens que conduzem as bandeiras de Hasselfelde - local de nascimento do Dr. Blumenau - e a bandeira de Braunschweig Usam o traje típico da região do Dr. Blumenau. 

 16 – DR. BLUMENAU JOVEM Jovens acompanham o Jovem Hermann Bruno Otto Blumenau que representa neste desfile, o fundador e as rosas vermelhas que eram sua grande paixão 

 17 – DR. BLUMENAU E ESPOSA A imagem simbólica do Doutor Blumenau é uma forma de mostrarmos a nossa gratidão pelo seu espírito empreendedor de colonizador, que juntamente com os colonizadores e seus descendentes, construíram esta cidade. O acompanha a esposa Bertha Blumenau. 

 18 – BANDA MUSICAL DA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL DUQUE DE CAXIAS Fundada em 2001, a banda tem 50 estudantes. Regência do professor Robson Ricardo Brandt; professores de naipes: Daniel Göedert, Gian Carlo Cândido, Karolyne Jeane Duwe e Luan Felipe Ramos. A Banda faz parte do Programa de Musicalização Bia Pasold, da Secretaria Municipal de Educação. Direção da professora Márcia Denise Biz e da adjunta Adriana Ricardo Cordeiro. 

 19 – OS 17 IMIGRANTES A representação dos 17 imigrantes relembra a chegada de homens, mulheres e crianças, em setembro de 1850. A estes pioneiros, muitos outros grupos se juntaram: italianos, poloneses, russos, lusos, nativos e negros. Foram essas levas imigratórias responsáveis pelo povoamento do Grande Vale do Itajaí. 

 20 – FRITZ MÜLLER O personagem aqui representado pelo artista plástico Reinaldo Pfau participa deste desfile incorporando o grande sábio naturalista, pesquisador, professor e intendente Fritz Müller - correspondente e amigo de Charles Darwin. Estes dois homens nunca se conhecerem pessoalmente, porém mantiveram uma amizade de quase 20 anos. Fritz Müller foi também, no campo político, administrado do Governo municipal por 27 dias. Nos últimos anos de vida, dedicou seus estudos as Bromélias. 

 21 - CENTRO CULTURAL 25 DE JULHO DE BLUMENAU Fundado em 1954, tem suas atividades voltadas à preservação e manutenção da cultura trazida pelos primeiros imigrantes alemães à região do Vale do Itajaí. Tem 185 sócios ativos. É a casa do Coro Masculino Liederkranz, que realiza o show dos Velhos Camaradas; do Coro Misto Stimenndes Herzens e do Grupo de Dança Blumenauer Volkstanzgruppe. Além disso é sede da Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí. É também sede da Liga Cultural e Recreativa do Vale do Itajaí dos Corais, composta por 24 corais. Este é o Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau. 

 22 – ASSOCIAÇÃO DOS GRUPOS FOLCLÓRICOS GERMÂNICOS DO MÉDIO VALE DO ITAJAÍ Foi criada em 1993 com a finalidade de promover a integração entre os grupos folclóricos da região de Blumenau. Tem papel fundamental atuando para promover o associativismo e a preservação da cultura germânica. São 19 grupos associados dos municípios de Blumenau, Benedito Novo, Guabiruba, Pomerode e Indaial. 

 23 – BANDA MUSICAL DA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL LORE SITA BOLLMANN Fundada em 2008, tem 42 integrantes. As aulas de instrumentos de madeiras e flauta-doce são ministradas pela professora Danieli Goedert. As de metais pelos professores Robson Ricardo Brandt e Alan Júnior Rodrigues Maia. Teoria musical e percussão pelo professor Gian Carlos Cândido. A banda faz parte do Programa de Musicalização Bia Pasold, da Secretaria Municipal de Educação. A unidade escolar está sob a direção de José Carlos de Oliveira e a diretora adjunta é Karla Mara Feliciano Truppel. 

 24A - UNIÃO PAROQUIAL LUTERANA IGREJA LUTERANA EM BLUMENAU A história das comunidades luteranas em Blumenau iniciou com o sonho de uma vida nova: com imigrantes alemães que deixaram para trás o pouco que tinham, mas que nunca perderam a fé e a esperança. Os 200 anos da imigração alemã também são 200 anos da presença luterana no Brasil. A igreja são as pessoas, e a missão de Deus sempre foi para que todos tivessem uma vida digna, também em novas terras. Assim foi com os primeiros imigrantes e é até hoje com os moradores da cidade. Testemunhando o amor de Deus, seguindo somente a Cristo, com foco nas pessoas, tem ações e programas que atendem todas as faixas etárias nas 22 comunidades organizadas em 12 paróquias, totalizando 35 mil pessoas em Blumenau. Os compromissos da igreja luterana vão além do atendimento aos membros. No testemunhar a Jesus Cristo, a resposta da fé adentra a sociedade quando instituições históricas atendem em áreas como educação, saúde, comunicação, diaconia e assistência social. 

 24B – BANDA BARÃO DO RIO BRANCO A Banda e o Corpo Coreográfico da Escola contam com 25 participantes entre alunos e professores que atendem a programas extracurriculares oferecidos pela Escola Barão, como Programa Barão Cultural e os cursos de dança e música da Alameda Haus. O maestro Carlos Eggert e professor Eduardo Martorano Salvador estão a frente dos ensaios e comando da banda, enquanto a professora e coordenadora Michelle Beatriz Silveira Nicoletti coreografou e ensaiou o corpo coreográfico. 

 24C - UNIÃO PAROQUIAL LUTERANA IGREJA LUTERANA EM BLUMENAU 

 25 – BANDA MARCIAL DA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL ANNEMARIE TECHENTIN Fundada em 2008, tem 50 integrantes. Regência da professora Viviane Luza e dos professores-auxiliares Gregori Schlingmann na percussão e Itamar Marques da Silva nos metais graves. Pertence ao Programa de Musicalização Bia Pasold, da Secretaria Municipal de Educação. A escola está sob a direção da professora Sônia Regina Pereira. 

 26 - CÂMARA MIRIM DE BLUMENAU Com o objetivo de promover a interação entre a Câmara de Vereadores e as escolas municipais, estaduais e particulares, foi instituído em 1999 o Programa Vereador Mirim na cidade de Blumenau. Todos os anos são eleitos 15 vereadores mirins e 15 suplentes que recebem cursos de formação continuada. Os parlamentares mirins participam de sessões solenes, ordinárias e itinerantes, onde debatem e elaboram projetos de leis e requerimentos relacionados às suas escolas e à comunidade blumenauense. 

 27 - CENTRO TURÍSTICO E CULTURAL DA VILA ITOUPAVA Está sediado no Museu da Cervejaria Feldmann, edificação construída em 1898. Tem como presidente Valmor Canal. O espaço é administrado pela Intendência Distrital e promove ações culturais e de sustentabilidade aos estudantes da região. Oferece gratuitamente aulas de gaita de oito baixos - por meio do Instituto Renato Borghetti, e aulas de violino - em parceria com a Secretaria da Família Pró-Família. Hoje está homenageando os agricultores, retratando os primeiros colonos. 

 28 – BANDA DE PERCUSSÃO MELÓDICA DA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL BILINGUE RODOLFO HOLLENWEGER Fundada em 2005, tem 80 integrantes e a regência do professor Mariano Daniel Becker Júnior. Faz parte do Programa de Musicalização Bia Pasold, da Secretaria Municipal de Educação. A diretora da escola é Shirlei Fabiana Reinhold Junkes. 

 29A - SECRETARIA MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E PARADESPORTO - SEIDEP Em 2011 foi iniciado em Blumenau o Projeto de Paradesporto. Rapidamente esse projeto inovador apresentou expressivos resultados para a inclusão e melhoria das capacidades biopsicossociais das pessoas com deficiência. Um projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Educação que cresceu ainda mais e tornou-se programa com a Apesblu e o Comitê Paralímpico Brasileiro. Como consequência do movimento inclusivo, em 2023 foi criada a Secretaria Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, que além de ser a primeira do estado, se tornou fundamental no desenvolvimento de projetos e políticas de inclusão, possibilitando acesso à cidadania e garantia de todos os direitos das pessoas com deficiência. A paratleta Bruna Daniel é hoje a primeira mulher com deficiência a ser Secretária Municipal em Santa Catarina. 

 30 – BANDA MUSICAL DA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL LEOBERTO LEAL Fundada em 2006, tem 38 integrantes e a regência do professor José Roberto Furtado; professores-auxiliares Beatriz Hafermann e Gabriel Wozniack. Pertence ao Programa de Musicalização Bia Pasold, da Secretaria Municipal de Educação. A escola tem a direção do professor Ivan Álvaro dos Santos e do diretor-adjunto professor Romero José dos Santos. 29B - SECRETARIA MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E PARADESPORTO - SEIDEP 

 31 – BANDA MUSICAL DA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL FRANCISCO LANSER Fundada em 1993 tem 48 integrantes e a regência do professor Jamir Bruno Mellato. Faz parte do Programa de Musicalização Bia Pasold, da Secretaria Municipal de Educação. A escola está sob a direção de Rita Zanella Koerich e diretora-adjunta Letícia Lueders. 

 32 - ASSOCIAÇÃO CASA SÃO SIMEÃO Inaugurada em 1954, no bairro Escola Agrícola. É administrada por uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, através de seu presidente Nelson João de Souza Filho, que assumiu em 2021. Hoje estão acolhidos 93 idosos, atendidos por 60 profissionais. 60 idosos são encaminhados via convênio com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social além das vagas particulares. Seu lema é fazer um lar para os idosos, proporcionando cuidados com a saúde, alimentação, bem-estar, lazer e muito respeito àqueles que em sua finitude merecem o melhor. Casa São Simeão, mais que uma casa: um lar! 

 33 - SECRETARIA MUNICIPAL DA FAMÍLIA – PRÓ-FAMÍLIA Criada em 2019, tem como objetivo o desenvolvimento das políticas públicas de fortalecimento da família por meio da oferta e desenvolvimento de atividades com excelência, voltadas à criança e ao adolescente, pessoa idosa, clube de mães e grupos voluntários organizados. Os serviços e ações oferecidos visam a inclusão social, a qualidade de vida e o exercício da cidadania, segundo o princípio da sustentabilidade. Atende mais de 10 mil pessoas, entre idosos, crianças e adolescentes. 

 34 - BANDA MUSICAL DA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL ALMIRANTE TAMANDARÉ Fundada em 1993, tem 40 integrantes. A regente é a professora de saxofone e clarinete Priscila Albanaes; auxiliar de metais graves Amanda Brito, metais agudos Rebeca Constantino e Silva, na flauta Camila Werne e na percussão Fabrício Baldo. Faz parte do Programa de Musicalização Bia Pasold, da Secretaria Municipal de Educação. A escola está sob a direção de Vilson Baldin e Silvane Quintino. 

 35 - HOSPITAL SANTA ISABEL Fundado em 1909, iniciou sua história em uma pequena casinha com profissionais vindos da Alemanha. Em 1920 trouxe o primeiro equipamento de Raio-X para Santa Catarina, marcando um avanço na Medicina. Ao longo das décadas de 50 e 60, expandiu suas instalações e serviços para atender à crescente demanda da saúde. A partir dos anos 2000 passou a oferecer serviços de alta complexidade e integrou-se à Rede Santa Catarina em 2015. Em 2019, fez a primeira cirurgia robótica do Estado, sendo também o maior transplantador de Santa Catarina. Segue evoluindo e recebendo novas conquistas e certificações todos os anos. Destaque pela inovação e compromisso com a humanização, é composto por pessoas dedicadas a acolher e cuidar do ser humano durante todo o ciclo da vida. 

 36 - REDE FEMININA DE COMBATE AO CÂNCER DE BLUMENAU “Semeando esperança, prevenindo, celebrando a vida!” Este é o lema da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau, que há 51 anos acolhe as mulheres da nossa cidade com carinho e dedicação. Atua na prevenção do câncer de colo do útero, diagnóstico precoce do câncer de mama, apoio a pacientes oncológicas e às mulheres mastectomizadas. A Rede leva informação para a comunidade por meio de palestras. À frente da entidade, a presidente Sueli Roberti Cristofolini. 

 37 – BANDA MUSICAL DA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL PROFESSOR FRIEDRICH KARL KEMMELMEIER Fundada em 2006, a banda tem 45 integrantes e a regência do professor Cleveron Luiz Pinheiro da Costa; auxiliares de instrumentos de percussão e de madeiras, os professores Michele da Cruz Zingel e Juan Victor Bastos. Faz parte do Programa de Musicalização Bia Passold, da Secretaria Municipal de Educação. A escola está sob a direção da professora Patrícia Comandoli e do adjunto Gilberto Pôncio. 

 38 - ASSOCIAÇÃO BLUMENAUENSE NA LUTA CONTRA O CÂNCER ABLUCAN A Ablucan está localizada no bairro Itoupava Norte. Há 17 anos atende a comunidade com serviços gratuitos na área de assistência social e vários benefícios para adultos e idosos com câncer e seus familiares. Já atendeu mais de 650 famílias em Blumenau e região, tendo como mantenedora a Igreja ABA. 

 39 - ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS, PAIS E PORTADORES DE MIELOMENINGOCELE A associação está localizada no bairro Itoupava Norte. Foi fundada em 2005, pela atual presidente Edna de Morais Batista. Atende 117 famílias de toda a região, realizando encaminhamento para a rede pública de serviços, fornecendo atendimento de fisioterapia neurofuncional, psicologia, aulas de inglês e serviço social. Busca integração com a comunidade local e parcerias com o CRAS, oferecendo serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, e contribuindo para a inclusão da pessoa com deficiência, evitando o risco e isolamento social. 

 40 – ASSOCIAÇÃO LIGA SUPERAÇÃO A Liga Superação faz visitas em hospitais de Blumenau, Jaraguá do Sul e Timbó. A interação acontece com os pacientes com personagens lúdicos (princesas, super-heróis, heroínas e fadas). O objetivo é gerar um ambiente mais descontraído, levando amor, despertando alegria e esperança por onde passam. Realizam também visitas a asilos e abrigos das cidades, com o Projeto Super-Pets. 

 41 – BANDA MUSICAL DA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL HENRIQUE ALFARTH Fundada no ano 2000, tem 45 integrantes e a regência do professor Rômulo Augusto de Souza; professor-auxiliar de instrumentos de madeira, o professor Hélio Rosas. Faz parte do Programa de Musicalização Bia Pasold, da Secretaria Municipal de Educação. A escola está sob a direção de Ângela Radloff da Rocha Nicoletti e da adjunta Sandra Miyamoto Furtado. 

 42 - ASSOCIAÇÃO CASA DE APOIO Localizada no bairro Ponta Aguda, completou 21 anos atendendo crianças e adolescentes em tratamento do câncer, paralisia cerebral, mielomeningocele e síndromes raras, promovendo a reabilitação física, emocional e social. Conta com equipe técnica de fisioterapeuta, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, psicóloga, assistente social e diretoria voluntária. Oferece acolhimento e apoio ao enfrentamento do diagnóstico de 82 crianças em caráter permanente, planejado, continuado e gratuito. 

 43 - TRAPAMÉDICOS Têm a missão de transformar, encantar e cativar. Inseridos no voluntariado da saúde, os palhaços de hospital atuam em instituições de saúde de Blumenau, como duplas de besteirologistas. Também realizam atividades assistidas por animais com os cães terapeutas em casas asilares de Blumenau. Fundado há 17 anos, o grupo Trapamédicos já encantou mais de 60 mil pessoas. 

 44 - ASSOCIAÇÃO DOS DIABÉTICOS DO VALE DO ITAJAÍ - ADVALI Fundada em 1991, tem a finalidade de congregar diabéticos do Vale e agregar pessoas para cuidados com diabetes. 

 45 – BANDA MARCIAL DA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL PROFESSORA ADELAIDE STARKE Fundada em 2005, tem 36 integrantes, e está sob a regência do professor Daniel Fruhauf. Faz parte do Programa de Musicalização Bia Pasold, da Secretaria Municipal de Educação. A escola tem a direção de Gilberto Pôncio e da adjunta Graziela Rosana da Costa Wruck. 

 46 - LIONS CLUBES DE BLUMENAU É a maior organização de clubes de serviço do mundo. Seu lema é “Nós Servimos”. É uma entidade centenária, com 107 anos de história. Em Blumenau são cinco clubes atuantes: Lions Clube de Blumenau Cidade Jardim Lions Clube Dr. Blumenau Lions Clube Blumenau Garcia Lions Clube Blumenau Integração e Lions Clube Blumenau Sul. Suas causas globais de serviço são: prevenção à diabetes junto com a Advali, alívio à fome, câncer infantil, meio ambiente, visão, socorro em catástrofes, serviços humanitários e apoio à juventude. 

 47 - FAMÍLIA ROTÁRIA Rotary é uma rede global formada por líderes comunitários, amigos, vizinhos que se reúnem para promover mudanças duradouras em suas comunidades. Suas principais bandeiras de atuação são: combate à Poliomielite, saúde pública, mediação de conflito, paz pelo mundo, recursos hídricos e alfabetização. A Família Rotária é formada por Rotary, Rotaract, Interact, Casa da Amizade e Rotary Kids. Em Blumenau são: 11 clubes de Rotary Um Casa da Amizade Um Interact Dois Rotaract Dois Núcleos de Desenvolvimento e Um Rotary Kids. 

 48 – BANDA MUSICAL MACHADO DE ASSIS Com 65 integrantes, está sob a regência do maestro Ramon Franco Sezerino, que conta com o apoio dos professores especialistas Carlos Felipe Andrade Schmidt nos sopros, Michele da Cruz Zingel na percussão, e Rebeca Emília nos sopros. Faz parte do Programa de Musicalização Bia Pasold, da Secretaria Municipal de Educação. A escola está sob a direção de Marli Wessler Coelho e da adjunta Shirley Vatanabe. 

 49 - CRUZ AZUL Fundada em 1995. É filiada à Cruz Azul Internacional. Atua na promoção da vida sem drogas, como centro de referência em dependência química. Em 2023, por meio dos projetos realizados de prevenção, mais de quarenta e uma mil pessoas foram alcançadas e, entre os grupos de apoio, mais de 97 mil pessoas foram atendidas. 

 50 – CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA - CCV Fundado em 1962, em São Paulo, oferece gratuitamente apoio emocional a todas as pessoas que querem e precisam conversar. Em Blumenau está completando 38 anos de atividades. Para receber atendimento, basta ligar gratuitamente para o número de telefone 188. 

 51 - CENTRO DE RECUPERAÇÃO NOVA ESPERANÇA - CERENE Atua há 35 anos na prevenção, acolhimento e reinserção social de dependentes químicos adultos e adolescentes, de Blumenau e de todo o Brasil. Ao longo desses anos tem realizado importante trabalho no cuidado das pessoas e seus familiares. Já foi escolhido entre as 100 melhores ONG´s do Brasil por dois anos consecutivos. Já passaram pela Instituição mais de 20 mil pessoas nos programas de Acolhimento, e aproximadamente 15 mil pessoas são atendidas anualmente nos projetos de prevenção. O Cerene agradece todo o apoio da comunidade blumenauense ao longo desses 35 anos. O lema é “Deus, faz que o solitário more em família” Salmo 68:6. 

 52 – OKTOBERGRUPPE PISSWAGEN É um carro modificado por engenheiros criativos, que durante um desfile da Oktoberfest perceberam a necessidade de terem um banheiro perto deles. Assim, com muito empenho e dedicação nos detalhes, foi criado o Pisswagen ou, o pipi-móvel. 

 53 – TASS ENGLISCH SCHOOL Localiza-se no Bairro do Salto. Iniciou suas atividades em 2012, em Blumenau. Fundada por Luiz Augusto e Tássila Maína. Destaca-se por oferecer aulas individuais de inglês que vão além do comum, guiando cada aluno em sua jornada para fluência com precisão e excelência. A instituição foi gratificada em 2023 com o certificado de parceria e amizade com o estado de Montana, nos Estados Unidos. Tass English School, inglês de Blumenau para o mundo. 

 54 – REALEZA OKTOBERFEST Representando a 39ª Oktoberfest, a realeza é composta pela Rainha Thaís de Souza Bonatti, 1ª Princesa, Nayara de Pin Spengler e a 2ª Princesa, Gabriela Poli. A Oktoberfest Blumenau é a principal manifestação cultural da cidade de Blumenau, que resgata as tradições germânicas trazidas pelos colonizadores. Este ano a festa acontece de 9 a 27 de outubro. 

 55 – TURMA DO VOVÔ Criação do publicitário Luiz Cé, Vovô e Vovó são grandes divulgadores do turismo e da cultura germânica. E neste ano o casal veio à Rua XV para participar deste desfile em homenagem ao Aniversário de 174 anos de Blumenau, trazendo um abraço à cidade. 

 56 - ROLLMOPSWAGEN Carro que resgata uma iguaria alemã chamada Rollmops, feito de filé de sardinha envolto de um pedacinho de cebola, com um palito para segurar e é colocado na conserva – em salmoura. Hoje traz consigo um vidro de conserva gigante em formato de boteco para todos desfrutarem da alegria, cultura e tradição alemã com muita música. Um aperitivo que você não pode deixar de experimentar! 

 57 – ASSOCIAÇÃO DE CLUBES CULTURAIS E ESPORTIVOS DE BLUMENAU Fundada em 2023, são 38 clubes de caça e tiro associados que vem sempre preservando e fortalecendo a cultura da nossa cidade. Está sob a presidência de Júlio Pitz. 

 58 – BANDA MUSICAL DA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL VIDAL RAMOS Fundada em 1996, tem 38 integrantes, entre estudantes e ex estudantes da escola. Regência do maestro e professor Antônio Cesar Wantowsky e como auxiliares de instrumentos de madeiras e percussão, os professores José Henrique Alves, Marcos Antônio da Silva e Giuliano Marcos Tillmann. Faz parte do Programa de Musicalização Bia Pasold, da Secretaria Municipal de Educação. A escola está sob a direção de Sérgio Luis Pereira Carvalho e da adjunta Elga Fonseca Doria. 

 59 - CÍRCULO DE ORQUIDÓFILOS DE BLUMENAU Fundado em 1943, localiza-se no bairro Vila Nova. É um grupo de colecionadores e apreciadores de orquídeas, bonsais e plantas ornamentais. Toda primeira quinzena do mês de setembro realiza a tradicional Festa das Orquídeas de Blumenau, a Orquifest. A edição será realizada de 5 a 8 de setembro, no Setor 3 da Vila Germânica. 

 60A - LIRA CIRCOLO ITALIANO DI BLUMENAU Em 1991, o Circolo Italiano uniu-se à Sociedade Recreativa e Cultural Lyra, e após a fusão, passou a se chamar Lira Circolo Italiano di Blumenau. Tem como objetivo a preservação da cultura italiana bem ao estilo desses descendentes. Realiza reuniões festivas, destacando-se a Festitália, considerada a melhor festa italiana de todo o Estado de Santa Catarina e que se destaca como festa típica de Blumenau. 

 60B - TREM DA KARSTEN Neste ano a Karsten abraça o Lira Circolo Italiano di Blumenau, possibilitando o transporte de associados com dificuldade de mobilidade e de seus pequenos descendentes. A história da Karsten se mistura à chegada dos imigrantes italianos em Blumenau. Fundada em 1882, sempre se fez presente na vida dos blumenauenses, os abraçando por meio de seus produtos. Desta forma se associa ao Lira Circolo Italiano para parabenizar Blumenau. 

 61 – BANDA DE PERCUSSÃO MELÓDICA DA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL BILINGUE OLGA RUTZEN Fundada em 2019, tem 35 integrantes e a regência do professor Joel Fagundes. Faz parte do Programa de Musicalização Bia Passold, da Secretaria Municipal de Educação. A escola está sob a direção da professora Silvane de Oliveira. 

 62 - MISS E MISTER BLUMENAU É coordenado por Bruno Eler, que há 8 anos realiza coroações de renomada franquia da cidade. Cada candidato que representa Blumenau recebe uma plataforma de divulgação intensa, valorizando suas origens e contribuindo com o prestígio local. 

 63 - GATAS BLUMENAU Gatas Blumenau 2024 Eloísi, Emilly e Gabriela. Eleitas em março deste ano, representam a quinta edição do concurso, organizado por Nany Martins Produções e Eventos. 

 64 - MISS SANTA CATARINA CNB TEEN Lauryn de Paula, Miss Santa Catarina CNB teen 2024, tem a coordenação de Nany Martins Produções e Eventos. Lauryn participou do Miss Brasil CNB Teen em janeiro deste ano em Goiás e ficou em 5º lugar. Ela reside em Blumenau. 

 65 - MISS BLUMENAU TERRA 2024 Miss Blumenau Terra 2024 Gabrielle Cristine Kratz A Miss tem a coordenação de Nany Martins Produções e Eventos. 

 66 - MISS SUPRANATIONAL BLUMENAU Nicolle Steinhauser Müller tem 21 anos e representou nosso município no Miss SC Supranational. Um dos maiores concursos do mundo. Coordenação de Nany Martins Produções e Eventos. 

 67 – BANDA MARCIAL DA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL GUSTAVO RICHARD Fundada em 2000, tem 35 integrantes e a regência dos professores Cíntia Peróla Boos e Silvano Silva Moraes. Pertence ao Programa de Musicalização Bia Passold, da Secretaria Municipal de Educação. A escola está sob a direção da professora Alessandra de Souza Fontanelli; diretor adjunto, Orêncio Capestrano dos Anjos. 

 68 - INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE – IFC CAMPUS BLUMENAU Localizado no bairro Bandenfurt, o IFC Campus Blumenau oferta cursos de Ensino Médio Técnico ao Mestrado. Atualmente, cerca de mil alunos estudam na instituição. O único Instituto Federal de Blumenau chegou à cidade em 2012, trazendo ensino público, gratuito e de excelência. É também em Blumenau, no bairro Ponta Aguda, que está localizada a Reitoria do IFC. A instituição articula ensino, pesquisa e extensão para ampliar o aprendizado, contemplando o papel solidário, social e cultural para com a sociedade. 

 69 – BANDA DE PERCUSSÃO MÉLODICA DA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL PAULINA WAGNER Fundada em 2015, tem 30 integrantes e a regência da professora Camille Vogel Miranda. Faz parte do Programa de Musicalização Bia Pasold, da Secretaria Municipal de Educação. A escola está sob a direção de Márcia Volkamann Coelho e a adjunta é Anilori Dusterhörft Vicente. 

 70 – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC CAMPUS BLUMENAU Criado em 2013 e inaugurado em 2014, é focado em formação científica, tecnológica e educacional, oferecendo cursos de Engenharias, Matemática e Química. O campus também oferece quatro programas de mestrado e promove pesquisa e extensão em parceria com a indústria e a sociedade. Com mais de 1200 estudantes, 110 professores e 60 técnicos, o campus completou 10 anos em março de 2024, e busca integrar-se cada vez mais à comunidade de Blumenau. 

 71 – BANDA DE PERCUSSÃO MELÓDICA DA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL CONSELHEIRO MAFRA Tem 25 integrantes e a regência do professor Carlos Borges Júnior. Faz parte do Programa de Musicalização Bia Pasold, da Secretaria Municipal de Educação. A escola está sob a direção da professora Roselha Hinghaus Meurer e da adjunta Mônica Priscila. 

 72 - COLÉGIO EXCELSIOR O Colégio acredita que a educação transforma vidas e forma líderes. Há 33 anos oferece um ambiente onde cada aluno é incentivado a explorar o seu potencial ao máximo, com inteligência emocional, bilinguismo e inovação. Cada aluno é um agente de mudança, preparado para fazer a diferença. Proporciona ferramentas e apoio necessários para que seus alunos cresçam e transformem o mundo ao seu redor. Do Infantil ao Fundamental II. A equipe do Colégio Excelsior, pais e alunos parabenizam Blumenau pelos seus 174 anos. 

 73 – BANDA MARCIAL DA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL QUINTINO BOCAIÚVA Fundada em 2006, é composta por 34 integrantes, entre estudantes e ex-estudantes da escola. Está sob a regência do professor Wilkerson de Souza e seu auxiliar Thiago Costa de Freitas. Faz parte do Programa de Musicalização Bia Pasold, da Secretaria Municipal de Educação. A escola está sob a direção de Rodrigo Daniel Rosinski Wagner e do adjunto Juliano Eli. 

 74 - CLUBE DE AVENTUREIROS DE BLUMENAU Criado em 1972 pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, busca o desenvolvimento integral de seis a nove anos. Promove valores como amor a Deus, à pátria e às pessoas, com uniforme bordô simbolizando o sacrifício de Jesus à trindade. Em Blumenau, ativo desde 1995, tem cerca de 220 membros em bairros como Albratroz Júnior – Fortaleza / Arcturus Kids – da Glória / Everest Kids – Centro / Shalom Kids – Vila Nova / Shekinah Kids – Vila Nova e Tigres do Vale Júnior – Itoupava Central. 

 75 - CLUBE DE DESBRAVADORES DE BLUMENAU Está presente em mais de 160 países. Existe desde 1950, como um programa oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Reunindo meninos e meninas entre 10 e 15 anos, de diferentes classes sociais, cor e religião. Em Blumenau o projeto está ativo desde 1961, com uma média de 350 membros em bairros como: Albatroz – Fortaleza / Arcturus – da Glória / Everest – Centro / Feras do Vale – Progresso / Granada – Itoupavazinha / Shalom - Velha Central / Shekinah - Vila Nova / Trigres do Vale - Itoupava Central 

 76A – FANFARRA DO COLÉGIO ADVENTISTA Idealizada e organizada em 2021 pela coordenadora pedagógica Keti Tonin, tem 50 alunos e a regência dos maestros Anderson Krueger e Geraldo Bispo. 

 76B – COLÉGIO ADVENTISTA DE BLUMENAU Fundado em 1973. Desde então tem se dedicado à educação de qualidade, fundamentada em princípios e valores bíblicos. Faz parte da Rede de Educação Adventista. O Colégio Adventista de Blumenau tem prestado serviços significativos à comunidade local por meio de projetos sociais como o Mutirão de Natal. Atende 2.255 alunos e a direção é da professora Ilieti Martinez da Câmara. 

 77 – ASSOCIAÇÃO PROTETORA DE ANIMAIS DE BLUMENAU - APRABLU Fundada em 1999, tem como objetivo promover o bem-estar e as relações harmoniosas entre humanos e animais. Está sob a direção de Evelin Huscher. Os voluntários dedicam parte do seu tempo a iniciativas e atividades que visam o bem-estar e a proteção dos diretos dos animais. 

 78 - GREENPEACE VALE DO ITAJAÍ Organização ativista que atua em causas socioambientais e que busca a sensibilização da sociedade civil por meio de mutirões de limpeza, da defesa de áreas protegidas e da educação ambiental em escolas e espaços públicos. 

 79 - GRUPO PEGADA VERDE Realiza ações que contribuem para a redução dos impactos ambientais e geram conscientização ecológica. Amantes da natureza compreendem que são agentes de transformação e preservação. Na visão do grupo, a natureza é a mãe, professora e amiga - e dependemos totalmente do seu equilíbrio e bem-estar. 

 80 – BANDA ANISOPTERA É um corpo musical da EBM Professora Zulma Souza da Silva, composta por oito alunos e é regida pelo professor Gabriel Eduardo Heiderscheidt. Idealizada no início de 2024, como um projeto paralelo a Banda de Percussão Melódica da escola. 

 81 - SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE - SEMMAS É o segundo órgão ambiental municipal criado no Brasil. A Semmas foi referência, incentivando outros municípios a criarem seus órgãos ambientais. Foi criada em 1977, como uma assessoria especial do meio ambiente. Atua nas esferas de educação ambiental, recursos naturais, licenciamento ambiental, fiscalização, bem-estar animal, agricultura, gestão das unidades de conservação e do Museu Fritz Müller. Em 2024 o Cepread comemora 10 anos de existência, contribuindo com o bem-estar de cães e gatos. 

 82- GRUPO DE MUSICALIZAÇÃO ESCOLA BASICA MUNICIPAL BILINGUE PROFESSORA HELENA MARTHA NATÁLIA WINCLER Fundada em 2019, tem 30 integrantes e a regência do professor Vinícius de Andrade. Faz parte do Programa de Musicalização Bia Pasold, da Secretaria Municipal de Educação. A unidade escolar está sob a direção de Carolina Zimmermann Eufrázio. 

 83 - ESCOTEIROS DA BRIGADA QUADRANGULAR É um movimento escoteiro com princípios no cristianismo. Grupo fundado em 2016 em Balneário Camboriú pelo pastor Elizandro Arno. A iniciativa tem como propósito estabelecer princípios e resgatar valores. De maneira intensa e divertida, crianças e pais aprendem a viver em um só propósito, tornando-se cidadãos que fazem diferença na sociedade. 

 84 – BANDA MUSICAL DA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL BILÍNGUE PROFESSOR JOÃO JOAQUIM FRONZA Fundada em 2006, tem 40 integrantes e a regência da professora Gabriela Schwartz Jaques Nunes; professores auxiliares Jonatan de Souza Nunes e Flávio Jardel Pereira. Pertence ao Programa de Musicalização Bia Pasold, da Secretaria Municipal de Educação. A escola tem a direção de Isabel Cristina Gonçalves e da adjunta Rúbia Fabiana Trieweiler. 

 85 - ALIANÇA CULTURA CRISTÃ DO BRASIL Completa 17 anos de atuação na comunidade de Blumenau e região. Criada para atuar na promoção da assistência social e da educação em todas as suas formas, por Normelita Pereira da Silva, hoje é presidida por Leonardo Pereira da Silva. Trabalha na defesa da família e incentivo à educação, segundo estabelecido pela Lei Orgânica de Assistência Social, visando o pleno desenvolvimento da pessoa. Todas as ações são feitas em vista do resgate da autoestima e desenvolvimento de um projeto de vida inserido na sociedade. 

 86 - SECRETARIA MUNICIPAL DO ESPORTE Tem como principais objetivos propor, coordenar e desenvolver políticas públicas sociais e comunitárias por meio do esporte. Se destaca pelo Programa de Iniciação Esportiva, que atende gratuitamente cerca de 3.100 crianças e adolescentes, em 22 modalidades esportivas. Lançou este ano o Projeto Movimenta Blumenau – MoviBlu: uma série de ações e atividades com a finalidade de oportunizar, incentivar e motivar todo cidadão blumenauense a se movimentar fisicamente. A Secretaria atende hoje 55 modalidades esportivas, com 600 beneficiários. É um dos maiores Programas de Bolsa Desportista Municipal do Brasil. Nos Jogos Abertos de Santa Catarina, Blumenau sagrou-se campeã geral em 43 edições. 

 87 – BANDA DE PERCUSSÃO MELÓDICA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL BILINGUE PROFESSOR FERNADO OSTERMANN Fundada em 1995, tem 28 integrantes, entre escaleta, percussão e flauta. Regência do professor Jonathan Esser. Pertence ao Programa de Musicalização Bia Pasold, da Secretaria Municipal de Educação. A escola está sob a direção da professora Simone Bretzke Probst. 

 88 - CLUBE NÁUTICO AMÉRICA Fundado em 1920, seus 104 anos de história mantém o estímulo aos esportes náuticos, em especial ao Remo Olímpico, sempre com respeito ao meio ambiente e integração social da comunidade. Possui extenso currículo de títulos conquistados nas mais diversas categorias da modalidade olímpica, com histórico de atletas convocados para a Seleção Brasileira de Remo para disputas internacionais. O Clube Náutico América parabeniza Blumenau pelos seus 174 anos. 

 89 – BLU TRICICLOS Trazendo mais alegria aos domingos, o Blu Triciclos traz os triciclos Família e Triciclos Estilo Centopéia para fazer com que as famílias e amigos se unam e aproveitem cada minuto da Rota de Lazer que acontece todo domingo, das 8 da manhã às 5 da tarde. 

 90 – DEFESA CIVIL Em 1973 foi implantado em Blumenau o Sistema Municipal de Defesa Civil, com a criação da Comissão Municipal de Defesa Civil – Comdec. Somente em 1989 a Defesa Civil de Blumenau foi estruturada. Nesses 51 anos de história o órgão foi consolidado pela estrutura pioneira em defesa civil e pelas ações desenvolvidas que tornaram Blumenau referência nacional e internacional no que diz respeito à gestão de riscos e desastres. Desfila hoje com o contingente composto por servidores e agentes mirins de defesa civil. 

 91 – POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SANTA CATARINA Em Blumenau é composta pela Delegacia Regional, que é dirigida pela delegada Juliana Tridapalli, além da 1ª DP, 2ª DP e Central Regional de Plantão Policial, possui as seguintes Delegacias Especializadas: Divisão de Investigação Criminal, Delegacia da Criança Adolescente Mulher e Idoso, Delegacia de Combate à Corrupção, Delegacia de Furtos e Roubos e Delegacia de Trânsito e Crimes Ambientais. 

 92 - BUGGY CLUBE BLUMENAU Criado em 2008, conta com 80 integrantes, que além de aproveitarem as belezas do Vale do Itajaí, fazem um trabalho social ajudando em mutirões para reformas e limpezas de escolas, creches e igrejas, com forte participação na campanha Lacres e Tampinhas Solidárias. 

 93 - KART CLUBE BLUMENAU Nasceu em 2014, quando alguns amigos apaixonados por velocidade lançaram a ideia de se reunir para correr em algumas baterias. Em 2015 o grupo se firmou e passou a se organizar, já com um calendário de 10 provas no ano. Em 2016 foi escolhido o primeiro presidente: Fabrício Wolf. Hoje conta com 50 pilotos. Seu slogan é: velocidade, mas com responsabilidade e amizade acima de tudo. 

 94 – OPALAS E CARAVANS CLUBE Fundado em 2023, é um clube de antigomobilismo e está sob a direção de Luciano Eccel. São 128 membros. 

 95 – SECRETARIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO E TRANSPORTES Desfila hoje com sua Guarda Municipal de Trânsito, criada em 1955. Seu efetivo de 123 agentes presta serviços à comunidade como orientação e fiscalização do trânsito nas ruas de Blumenau, travessia de pedestres, além de realizar palestras em escolas e empresas. O diretor de trânsito é Sérgio Antônio Martinez Júnior.



Confira a programação do desfile em celebração ao aniversário de 174 anos de Blumenau Confira a programação do desfile em celebração ao aniversário de 174 anos de Blumenau Reviewed by Curta Blumenau on setembro 01, 2024 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.