Cemitério de Gatos está com novo visual
O famoso Cemitério de Gatos, ponto turístico e cultural localizado no Horto Botânico Edith Gaertner, no Centro Histórico de Blumenau, passou por melhorias em outubro. O trabalho foi coordenado pela Gerência de Museus da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC). Quem chega ao local costuma se surpreender com as nove lápides de concreto com os nomes de Pepito, Mirko, Bum, Peterle, Musch, Schnurr, Sittah, Putze e Mirl.
As trilhas que levam ao espaço ficaram mais seguras com o novo piso. O terreno passou por limpeza e foi ajustado com uma camada de pó de brita. As lápides e os bancos no entorno foram pintados na cor cinza. As novas placas facilitam a identificação dos nove gatos de estimação da antiga dona da propriedade, a dona Edith.
O Cemitério de Gatos é muito visitado por turistas e durante o ano serve para confraternizações e eventos culturais organizados por escolas e pela SMC. O espaço também é visitado por cotias, capivaras e uma grande variedade de aves, que encantam os visitantes com seus cantos sob a sombras das frondosas árvores. O acesso é gratuito e pode ser feito pelo Museu da Família Colonial (Alameda Duque de Caxias, 78) ou pela Secretaria de Cultura (Rua 15 de Novembro, 161).
O cemitério foi elaborado pela última proprietária e moradora do imóvel. Edith Gaertner foi uma importante defensora dos animais e, preferencialmente, dos gatos que eram suas companhias ideais. Sempre esteve envolvida com um grande número deles. Nutria pelos mesmos uma singular predileção e estima.
Mata nativa
Quando morriam, eram sepultados no grande horto que possuía no pátio de casa. Com o seu falecimento, em 1967, o seu patrimônio edificado e o terreno foram transferidos para o Poder Público. “Nosso horto botânico, além da beleza e preservação da mata natural deixada pelos antepassados, é um lugar aprazível onde a população e turistas podem conhecer o famoso cemitério. No local, rebemos alunos e professores que promovem rodas de conversas e tarefas de aprendizado”, lembra o secretário municipal de Cultura, Oscar Grotmann.
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
Fotos: Gilson da Silva/SMC
Nenhum comentário: