Jogadores selecionados por IA passam por avaliação profissional e são observados por clubes e federações internacionais

 


Jovens selecionados no projeto “A Jornada”, promovido pelo aplicativo CUJU, que tem como objetivo revelar o primeiro atleta com o auxílio da Inteligência Artificial na história, participaram do evento chamado Casa CUJU, no Centro de Treinamento do Barra FC,  em Itajaí, que deu sequência ao processo de seleção dos talentos. 

No total, 9 meninas e 20 meninos - sendo dois desses vencedores da categoria sub-15 que chamaram a atenção de todos nas peneiras -, passaram por testes físicos, psicológicos e de resistência, sendo avaliados ao longo de dois dias pelos principais stakeholders do mercado do futebol.

Yannick Obenauer, considerado um dos melhores preparadores físicos de desempenho da Alemanha e cocriador dos exercícios do aplicativo, realizou avaliações de velocidade, força e uso da bola. O professor Jan Mayer, psicólogo esportivo e diretor de inovação e ciência do TSG do Hoffenheim, realizou análises cognitivas, psicológicas e de idade biológica dos talentos.

"Os testes que realizamos foram muito promissores para a maioria dos jogadores selecionados por IA. Isso comprova que esses atletas não apenas têm um potencial promissor de desenvolvimento, mas também que os preditores de dados medidos pelo aplicativo CUJU foram quase correspondidos", afirma Jan.

"A Casa CUJU incorpora toda a comunidade na qual nosso aplicativo está inserido. Os jogadores se beneficiam de uma experiência única e de mais insights sobre seu potencial de desenvolvimento, tudo isso em um encontro de tecnologia esportiva verdadeiramente inspirador com os principais especialistas do futebol brasileiro. A primeira edição foi um enorme sucesso e estamos planejando mais eventos em todo o Brasil", comenta Sven Mueller, CMO da CUJU.

Em um encontro de tecnologia esportiva realizado como parte do evento Casa CUJU, Edson Palomares, coordenador pedagógico da Academia CBF, e Davi Feques, gerente da Academia CBF, estiveram presentes. Francisco Lodi e Hugo Hernandez, da AFA (Federação Argentina de Futebol), além de Dennys Dilettoso, do Botafogo, também participaram, além de representantes do núcleo de esportes da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e professores do departamento de Educação Física da Univale.

"O que o CUJU está oferecendo é a democratização do futebol, levando a possibilidade de pessoas que são de locais em que não existe grande estrutura demonstrarem, dentro de um aplicativo, que têm capacidade. Isso é um primeiro passo, mas se eles se destacarem, poderão exibir, dentro de um clube, suas características. Para o nosso país, que é gigantesco, isso é muito importante”, ressalta Edson. 

"Foram dois dias de testes físicos, psicológicos e biológicos, realizados com tecnologia de ponta. Por isso, os resultados são um verdadeiro presente para todos os envolvidos. Os dados são extremamente valiosos e fazem total diferença na personalização da jornada de desenvolvimento do atleta. A Casa CUJU materializa toda a comunidade na qual nosso aplicativo está inserido", destaca Thaiany Klarmann, Head de Marketing Internacional da CUJU.

Com as três seleções concluídas em Florianópolis, Blumenau e Joinville, o projeto "A Jornada" confirmou seus talentos para a etapa final em Itajaí, que acontece no dia 7 de junho. Embora os vencedores da Bola de Ouro já tenham sido definidos, ainda haverá uma distribuição de vagas para a final entre os participantes das três peneiras, que serão selecionados por meio de uma combinação de suas performances ao vivo, pontuação da CUJU e disponibilidade por posição na equipe.

Na grande final, os atletas se enfrentarão em uma partida de 11x11, padrão tradicional do futebol, em dois tempos de 20 minutos. Os jogadores serão avaliados individualmente por uma equipe formada por olheiros e um grupo de estrelas relacionadas aos bastidores do futebol.

Créditos: Divulgação/CUJU

Jogadores selecionados por IA passam por avaliação profissional e são observados por clubes e federações internacionais Jogadores selecionados por IA passam por avaliação profissional e são observados por clubes e federações internacionais Reviewed by Curta Blumenau on abril 17, 2025 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.