Mascote da Páscoa em Blumenau ganha vida com Inteligência Artificial

 


A mascote oficial da Páscoa em Blumenau já é conhecida pelo público, mas você sabe como ela foi criada? O processo começou com a agência licitada da Prefeitura de Blumenau, a Tátticas Comunicação, que sugeriu o uso da ferramenta para animar a Páscoa em Blumenau. No total, foram investidas mais de 110 horas de trabalho, desde a ilustração inicial até a versão final da mascote.

A primeira ilustração foi feita à mão. Essa etapa, que envolveu a definição estratégica e criativa da personagem, levou cerca de uma semana. Em seguida, a equipe iniciou a construção da versão digital com Inteligência Artificial (IA), um processo que também durou aproximadamente sete dias. 

“Para chegar ao resultado desejado, solicitamos algumas características específicas a IA, como, que a personagem fosse uma jovem feminina, de 7 a 10 anos, com traços suaves e cartunescos. Que ela estivesse em pé, com expressão de surpresa encantada, mãos próximas ao rosto e olhos arregalados. O fundo branco, as cores vibrantes e as texturas suaves, mantendo proporções fofas”, explica a agência.

Para encontrar a imagem ideal, foram feitas aproximadamente 60 tentativas. Após a aprovação, começaram os testes para dar movimento à mascote, o que levou cerca de quatro dias. A edição final dos movimentos e do áudio do VT durou mais três dias. Já na fase de dublagem, foram realizadas cerca de 80 tentativas para alinhar a movimentação com a voz. 

O diretor geral do Parque Vila Germânica, Guilherme Guenther, reforça que o uso da Inteligência Artificial na criação da mascote foi uma escolha estratégica para potencializar a criatividade e otimizar o processo de desenvolvimento. “A tecnologia permitiu explorar diversas variações da personagem em um curto espaço de tempo, garantindo que cada detalhe – desde a expressão facial até a fluidez dos movimentos – estivesse alinhado com a identidade visual do evento.”

Além disso, a IA viabilizou testes rápidos e ajustes precisos, algo que manualmente demandaria um tempo significativamente maior. Esse recurso não substitui o talento artístico humano, mas atua como um facilitador, ampliando as possibilidades criativas e trazendo inovação para a comunicação dos eventos da cidade.

Com essa abordagem inovadora, a Páscoa em Blumenau se mantém atual e conectada às novas tendências tecnológicas, proporcionando uma experiência visual encantadora e dinâmica para moradores e visitantes.

Cacau, Hanna ou Nina?
A mascote oficial está em busca de um nome. O público que visitar a Páscoa em Blumenau poderá votar em uma destas três opções: Cacau, Hanna ou Nina, em dois totens interativos que estarão embaixo da marquise, um em cada lado do palco cultural, na área externa do Parque Vila Germânica. O resultado será divulgado no dia 27 de abril, último dia do evento. 

Mascote da Páscoa em Blumenau ganha vida com Inteligência Artificial  Mascote da Páscoa em Blumenau ganha vida com Inteligência Artificial Reviewed by Curta Blumenau on abril 02, 2025 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.